Martin Brodeur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Martin Brodeur
Hóquei no gelo
Nome completo Martin Pierre Brodeur
Nascimento 6 de Maio de 1972
Montreal, Canadá
Nacionalidade Canadá canadiano
Posição Goleiro
Clube St. Louis Blues
Período em atividade 1992-presente
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Salt Lake City 2002 Equipe
Ouro Vancouver 2010 Equipe
Campeonato Mundial
Prata Áustria 1996 Equipe
Prata Áustria 2005 Equipe

Martin Pierre Brodeur (Montreal, 6 de maio de 1972) é um jogador de hóquei no gelo canadense que atua como goleiro. Atualmente joga no St. Louis Blues da National Hockey League, depois de 22 anos pelo New Jersey Devils, pelo qual estreou em temporada 1991-92 e ganhou três vezes a Copa Stanley. Brodeur ganhou duas medalhas de ouro olímpicas com a seleção do Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e 2010, assim como várias outras medalhas, também com a equipe canadense, em outras competições internacionais.

Brodeur é o maior recordista da NHL em vitórias na temporada regular, e em número de jogos, além de deter várias outras marcas pela liga e por seu time. Brodeur ganhou pelo menos 35 jogos em todas as temporadas entre 1996-97 e 2007-08, e é o único goleiro na história da NHL com oito temporadas de 40 vitórias. Ele ganhou dez vezes o NHL All-Star Game, conquistou quatro vezes o Troféu Vezina, cinco o Troféu William M. Jennings, além do Troféu Memorial Calder em uma ocasião. Brodeur é ainda um dos dois únicos goleiros da NHL a marcar gols em ambas as temporadas, a regular e a de playoffs.

Brodeur usa um estilo misto para defender os chutes dos adversários, valendo-se tanto do modo stand-up, ou seja, de pé, bem como do estilo borboleta, com os joelhos flexionados. Ele é conhecido pela sua forma de agarrar o disco, sua visão de jogo, e seus reflexos, especialmente com uso das luvas. A boa técnica de Brodeur na condução do disco fez com que a NHL alterasse suas regras a respeito de quando os goleiros são autorizados a lidar com o disco fora do gol.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Martin Pierre Brodeur nasceu em Montreal no dia 6 de maio de 1972. Ele seguiu o carreira de seu pai, Denis, que era considerado um goleiro de hóquei excepcional. Denis disputou as Olimpíadas de 1956 pela seleção do Canadá e ganhou uma medalha de bronze. Com o fim da carreira como goleiro, Denis tornou-se fotógrafo do Canadiens de Montréal. Por mais de 20 anos, ele frequentou todos os jogos e treinos do Montreal e Martin acompanhava seu pai. O futuro jogador idolatrava o goleiro Patrick Roy.

Apesar de ser fã de goleiro, Martin não começou a jogar nessa posição, mas sim como atacante. Sua carreira como goleiro começou quando seu treinador perguntou se ele queria jogar como substituto à posição em um torneio juvenil.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Martin Brodeur

Categoria;Jogadores do St. Louis Blues