Martina Hellmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Martina Hellmann
campeã olímpica
Atletismo
Modalidade Lançamento de disco
Nascimento 12 de dezembro de 1960 (54 anos)
Leipzig, Alemanha Oriental
Nacionalidade Alemanha alemã
Medalhas
Competidora da  Alemanha Oriental
Jogos Olímpicos
Ouro Seul 1988 Lançamento de disco
Campeonatos Mundiais
Ouro Roma 1987 Lançamento de disco
Ouro Helsinque 1983 Lançamento de disco

Martina Hellmann (nascida Opitz; Leipzig, 12 de dezembro de 1960) é uma ex-atleta da Alemanha Oriental, campeã olímpica e bicampeã mundial do lançamento de disco.

Hellman tinha 16 anos quando começou a praticar o esporte. Em 1977, ele estabeleceu o recorde mundial da prova para atletas de 16 anos, com um lançamento de 55,00 m. Nos seis anos posteriores, sofreu diversas contusões que a impediram ter bons resultados, até 1983, quando se tornou a surpreendente campeã mundial, conquistando a medalha de ouro na primeira edição do Campeonato Mundial de Atletismo, em Helsinque.

A boa fase, entretanto, não pôde ser aproveitada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, devido ao boicote promovido a eles pelas nações do bloco comunista. Hellman manteve-se livre de contusões, e, em 1987, conseguiu o bicampeonato mundial, com um lançamento de 71m62 no Campeonato Mundial de Atletismo de Roma.[1]

Em 6 de setembro de 1988, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Seul, Martina fez um lançamento de 78m14, distância jamais alcançada por ninguém até hoje.[2] Entretanto, o lançamento foi feito durante um treinamento não-oficial num campo de treinos da Alemanha Oriental, e assim a marca não foi oficialmente reconhecida pela IAAF como recorde mundial. Seu recorde pessoal continua sendo 72m92, conseguida no ano anterior em Potsdam, marca que, ainda hoje, a coloca em 10º lugar na lista de melhores marcas mundiais.[3]

Em Seul 1988, finalmente ela ganhou a medalha de ouro, com um arremesso de 72,30 m, um novo recorde olímpico.[4]

Após os Jogos de Barcelona, em 1992, onde não conseguiu classificação para a final, Martina encerrou a carreira. Mais tarde, tornou-se diretora de um grupo de esportes de uma grande companhia de seguros alemã e gerente de um cabaré em Leipzig.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]