Mayflower

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mayflower na Baía de Plymouth (por William Halsall, 1882)

Mayflower (em português, literalmente "flor de maio") foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo.[1]

Devido a uma série de problemas no navio, os peregrinos viram-se obrigados a regressar duas vezes, pouco depois de zarpar, para os consertar. A viagem seria feita em dois navios: o Mayflower e o Speedwell, mas problemas de vedação no casco do último impediram a sua partida. Por causa disso, 20 passageiros desistiram da viagem. Os outros foram todos juntos no Mayflower. Numa setima tentativa, saíram de Plymouth a 6 de Setembro e, finalmente, a 11 de novembro, o Mayflower chegou ao Cabo Cod, no atual estado do Massachusetts.

O navio transportava 102 passageiros, na sua maioria puritanos separatistas, que procuravam liberdade religiosa, longe do poder hegemónico da Igreja Anglicana.

Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a estabelecer-se, originando os futuros Estados Unidos. Fundaram aí a cidade de Plymouth, que se tornaria a capital da Colónia de Plymouth.

História[editar | editar código-fonte]

O Mayflower servira anteriormente como cargueiro, no comércio de mercadorias (sobretudo vinho), entre a Inglaterra e outros estados europeus, principalmente a França, mas também Noruega, Alemanha e Espanha.

Baseado em Rotherhithe, Londres, o navio foi comandado por Christopher Jones, pelo menos entre 1609 e 1622 - inclusive durante a famosa viagem transatlântica, após a qual retornou à Inglaterra. Em 1623, um ano após a morte de Jones, em março de 1622, o Mayflower foi quase todo desmantelado, em Rotherhithe,[2] e sua madeira foi usada como material de construção.

Dimensões[editar | editar código-fonte]

Os detalhes a respeito das dimensões da nave são desconhecidos, mas estimaram-se a partir do total do carga e pela forma dos barcos mercantes de 180 tom, que no período tinham entre 90 e 110 pés de comprimento e cerca de 25 pés de largura. O termo ton é utilizado para medir a carga do navio, a qual deriva da palavra inglesa tum, um barril grande que se usava para transportar vinho.

Um grupo de pesquisadores, fez o desenho de uma réplica, o Mayflower II, que foi lançado a 22 de setembro de 1956.

Viagem para a América[editar | editar código-fonte]

O Mayflower aportou no interior do Cabo Cod a 11 de Novembro de 1620

A rota inicial foi idealizada para ser realizada por dois barcos, juntamente com o Speedwell. A primeira viagem partiu de Southampton, Inglaterra a 5 de agosto de 1620, mas o Speedwell teve um furo e teve de ser consertado em Darthmouth. Numa segunda tentativa, o barco atingiu o Oceano Atlântico, mas uma vez mais viu-se forçado a regressar. Após reorganização de planos a viagem definitiva fez-se apenas no Mayflower.

Com 102 passageiros a bordo, mais a tripulação (cerca de 30 pessoas), cada família serviu-se de um espaço bastante pequeno com os seus pertences. A viga de suporte principal da nave rompeu-se num ponto e foi consertada utilizando uma barra de aço. O Mayflower chegou a Renwes, no sul da orla da Península de Avalon em Newfoundland, onde recolheram água e provisões das famílias pesqueiras locais antes de navegar no Cabo Cod. Tentaram aproximar-se do rio Hudson, mas viram-se forçados a mudar de curso devido ao mau clima. Como resultado do atraso, os peregrinos não chegaram ao seu destino antes do Inverno.

Antes de desembarcar, os peregrinos escreveram e assinaram o Pacto do Mayflower. Estes não conseguiram chegar à Virgínia, onde tinham permissão de terras. A 5 de abril de 1621 o Mayflower partiu da colônia de Plymouth no Massachusetts, regressando a Inglaterra a 6 de maio de 1621.

Referências

  1. Moritz, Bjoern (2003). "The Pilgrim-Fathers’ Voyage with the 'Mayflower'" (history) ShipsOnStamps.org.
  2. The Mayflower after the Pilgrims MayflowerHistory.com. Visitado em 2008-09-25.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Mayflower
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.