Mehmet Ali Şahin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mehmet Ali Şahin
Mehmet Ali Şahin
Político(a) de  Turquia
Período 9 de agosto de 2009
Dados pessoais
Nascimento 16 de setembro de 1950 (73 anos)
Partido AKP
Profissão advogado
Títulos nobiliárquicos
Ministro da Justiça 29 de agosto de 2007 a 1 de maio de 2009
Vice Primeiro-ministro 18 de novembro de 2002 — 28 de agosto de 2007

Mehmet Ali Şahin (n. Ekincik, Ovacık, 16 de setembro de 1950) é um advogado e político turco que atualmente (2011) é o presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia (parlamento).

Foi deputado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do qual foi fundador, durante três mandatos pelas províncias Istambul e Antália. Antes disso foi vice primeiro-ministro, ministro da justiça e ministro de estado responsável pelos desportos.

Nascido na aldeia de Ekincik, distrito de Ovacık, província de Karabük, na zona costeira do Mar Negro, Şahin formou-se em direito na Universidade de Istambul e antes de entrar na política nacional esteve envolvido na política local, tendo sido prefeito do distrito urbano de Fatih, em Istambul, cargo para que foi eleito, inicialmente pelo Partido do Bem Estar (RP, Refah Partisi) e depois pelo AKP do atual primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan.

Em agosto de 2009 foi eleito à terceira volta como presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, sucedendo ao seu colega de partido Köksal Toptan.

Mehmet Ali Şahin é casado e tem quatro filhos.

Fontes[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mehmet Ali Şahin
  • «Tek oyu kendisinden aldı». www.milliyet.com.tr (em turco). Jornal Milliyet. 5 de agosto de 2009. Consultado em 27 de junho de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.