Mergulho livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Snorkeling. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2011)

Mergulho livre é um categoria de mergulho que diferentemento do mergulho autônomo, consiste basicamente no mergulho utilizando somente o ar contido nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras.

O mergulho livre pode ser praticado em piscinas, lagos, rios e no mar. Seus entusiastas preferem a prática do mergulho livre marinho por este apresentar uma diversidade maior de espécies animais a serem observadas.

Frequentemente o mergulho livre está associado ao uso das técnicas de apneia para efetuar imersões.

O mergulho livre competitivo, com regras institucionalizadas pela AIDA Internacional, teve início em julho 1996, quando o francês Claude Chapuis criou as regras de segurança, regras de competição e regras de recorde, sendo realizado o primeiro mundial em Saint Jean Cap Ferrat - França em outubro 1996.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A AIDA Seção Brasil foi fundada pela recordista mundial, Karol Meyer, com o foco na divulgação do esporte e, principalmente, das regras de segurança.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

A AIDA Portugal foi fundada por monitores de apneia da FPAS em 2002, que introduziram as disciplinas puras do mergulho livre, de acordo com as normas da AIDA Internacional.

No entanto, os cursos de mergulho livre da AIDA Portugal não são reconhecidos pela AIDA Internacional, nem pela FPAS.

Organizações nacionais:

Organizações internacionais:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]