Michael Cacoyannis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Cacoyannis
Nascimento 11 de Junho de 1922
Limassol
Morte 25 de julho de 2011 (89 anos)
Atenas
Ocupação cineasta


Michael Cacoyannis, nascido Μιχάλης Κακογιάννης, translit. Mikhales Kakoyiannes, (Limassol, 11 de junho de 1922Atenas, 25 de julho de 2011) foi um premiado cineasta cipriota grego.

Ainda jovem, Cacoyannis foi mandado pela família a Inglaterra para estudar Direito, todavia acabou numa escola de teatro para mais tarde começar a trabalhar em produções cinematrográficas.

Em 1962, seu filme Elektra, baseado na tragédia de Eurípides, foi indicado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Pouco depois, em 1964, Cacoyannis tornou-se mundialmente conhecido, por Zorba, o Grego, uma adaptação para o cinema do romance do escritor grego Nikos Kazantzakis. O filme obteve os Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Filme. Também por Zorba, Cacoyannis recebeu o Oscar de Melhor Diretor.[1] Posteriormente, um outro filme do realizador - Iphigenia (1977), baseado no mito grego de Ifigênia, filha de Agamemnon e Clitemnestra - também foi indicado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.