Michael Stifel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Michael Stifel
Nascimento 1487
Esslingen
Morte 19 de Abril de 1567 (80 anos)
Jena
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Matemática, teologia
Magnum opus Arithmetica integra (1554)

Michael Stifel, ou ainda Styfel, Stieffel, Stiefel, (Esslingen, 1487Jena, 19 de Abril de 1567) foi um matemático alemão.

Descobriu o logaritmo e inventou uma breve tabela logarítimica décadas antes de John Napier. Publicou "Arithmetica integra" em 1544.

Arithmetica Integra (1544), p. 225

Michael foi criado pela igreja, estudou na universidade de Wittenberg. Entrou no monastério de Augustinian, em Esslingen, e foi ordenado em 1511. Foi expulso do monastério em 1522, por acreditar que de certa forma a igreja retinha dinheiro dos mais pobres. Stifel não se sentia bem com esta situação. Procurou refúgio com Luteranos e viveu na própria casa de Lutero por um tempo. Lutero conseguiu um cargo de pastor para Stifel, mas ele cometeu o erro de querer “prever” o fim do mundo. Quando perceberam que ele estava errado, foi preso e demitido de seu cargo. Em 1535 mudou-se para uma paroquia em Holzdorf, e permaneceu lá por 12 anos. Em 1547 Stifel foi para a Prússia. Enquanto esteve lá, lecionou matemática e teologia na universidade de Königsberg, voltando três anos mais tarde pra a Saxônia. Em 1559 Stifel conseguiu um cargo na universidade de Jena, onde lecionou aritmética e geometria, embora sua pesquisa fosse sobre aritmética e álgebra. Inventou logaritmos independentemente de Napier usando uma aproximação totalmente diferente. Seu trabalho mais famoso é “Aritmética na integra” que foi publicado em 1544, quando estava em Holzdorf. Também criou um regra para o binômio de Newton que mencionava que "a soma de dois números binominais de mesmo numerador e denominadores consecutivos é um número binominal cujo numerador possui uma unidade a mais que os numeradores das parcelas e o denominador é o maior dos denominadores das parcelas." Essa regra ficou conhecida como Relação de Stifel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.