Milhete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O milhete, milho-miúdo, ou ainda painço, é o nome dado a várias espécies cerealíferas produzidas um pouco por todo o mundo para alimentação humana e animal. Estas espécies não formam um grupo taxonómico mas antes um grupo agronómico, baseado em características e usos similares. Incluem-se nesta designação espécies de vários géneros, sobretudo da sub-família Panicoideae, da família Poaceae.

Na África, o painço, assim como o sorgo, continuam a ser alimentos importantes, especialmente nas áreas mais áridas. Em Angola, o painço de grão miúdo é conhecido por massango e, em Moçambique, por mexoeira.

Este tipo de cereal é muito apreciado pela maioria das aves granívoras, especialmente as da família Psittacidae, como o Agapornis e o periquito australiano, além de várias outras espécies de periquitos e do popular canário, cuja dieta compreende também grande quantidade de alpiste. É usado na rotação de culturas no Sistema de Plantio Direto.


Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.