Monte Érebo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Erebus
Monte Érebo
Monte Erebus
Monte Erebus está localizado em: Antártida
Monte Erebus
Coordenadas 77° 32' S 167° 17' E
Altitude 3 794 m (12 448 pés)
Proeminência 3 794 m
Listas Ultra
Localização Antártida
Cordilheira Nenhuma
Primeira ascensão 1908 por T.W.E. David e equipe
Rota mais fácil escalada pelo gelo

O monte Érebo ou monte Erebus é um estratovulcão que se localiza na Antártida, na ilha de Ross.[1] Tem quase 3 800 metros de altitude e continua ativo continuamente desde 1972 (é o vulcão ativo mais meridional da Terra). Liberta vários jatos de vapor. Já foram encontrados vestígios de lava no gelo da ilha de Ross. É presentemente um dos mais ativos vulcões do mundo, em conjunto com o Kīlauea (no arquipélago Havaiano) (oceano Pacífico), o Stromboli, o Etna (Itália) e o Piton de la Fournaise (Reunião).

Mapa topográfico da Ilha de Ross

O monte Érebo foi descoberto em 1841 pelo explorador polar sir James Clark Ross que lhe deu o nome, bem como ao monte Terror. Érebo e Terror eram os nomes dos navios que Ross levou para os mares austrais. Érebo era um deus grego primordial, filho de Caos.

O monte Érebo é atualmente o mais ativo vulcão da Antártida. O cume contém um lago de lava permanente que regista diariamente erupções estrombolianas. Em 2005, pequenas erupções de cinza e um pequeno fluxo de lava foram observados escorrendo do lago de lava.

Acidente aéreo[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de novembro de 1979 o Voo Air New Zealand 901, fretado para observação aérea na Antártida, saído do Aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, terminou quando o avião colidiu com o monte, matando todas as 257 pessoas a bordo, sendo 237 passageiros e 20 tripulantes.[2]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 12 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 12 de março de 2012 
  2. «Aircraft Accident: DC. 10 ZK-NZP Flight 901» (em inglês). Christchurch City Libraries. Consultado em 2 de setembro de 2009 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Monte Érebo
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Antártida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.