Mosquiteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rede mosquiteira.
Cama portável das Forças Armadas da França com rede mosquiteira.

Mosquiteiro ou rede mosquiteira (às vezes também rede anti-mosquito) é uma rede de protecção contra mosquitos do gênero Anopheles para evitar a infecção com a malária. No sentido mais amplo, é uma rede protetora contra insectos em geral.

Um mosquiteiro consiste de uma rede fabricada com fibras sintéticas finas em poliéster ou náilon que evite a entrada de insectos mas possibilita uma circulação suficiente de ar. A rede é empregada como uma barraca sobre uma cama ou rede de descanso.

Nos anos 80 foram desenvolvidos redes mosquiteiros impregnados com inseticidas como piretróides para afugentar e matar mosquitos (em inglês: Insecticide Treated Nets, ITN), com a desvantagem da perda da impregnação após diversas lavagens. Por isso, a indústria desenvolveu mosquiteiros de longa vida (em inglês: Long-lasting Insecticidal Mosquito Nets, LLINs) que usam inseticidas tratadas com um agente aglutinante, evitando a perda da impregnação por mais tempo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mosquiteiro
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.