Motacillinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMotacillinae
Motacilla alba alba

Motacilla alba alba
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Passeriformes
Família: Passeridae
Subfamília: Motacillinae
Géneros
Ver texto

Motacillinae é a subfamília de aves passeriformes que inclui as petinhas, os caminheiros e as alvéolas. O grupo conta com cerca de 58 espécies, classificadas em cinco géneros. Os motacilíneos têm distribuição mundial mas a maior parte das formas está confinada à Europa, Ásia e África. No Brasil ocorrem apenas cinco espécies de caminheiro pertencentes ao género Anthus. O grupo ocupa uma grande diversidade de habitats, incluindo tundra, savana, campos de dunas, regiões costeiras arenosas e rochosas, campos agrícolas e áreas urbanas. Durante períodos de migração podem ser avistados nos Himalaias até aos 6000 m de altitude. O grupo já foi considerado como família própria, Motacillidae.

Os motacilíneos são aves de pequeno a médio porte que medem entre 14 a 21 cm de comprimento e pesam entre 12 a 50 g. São caracterizados pela cauda relativamente comprida e por patas e garras longas. O bico é fino e comprido, com uma ligeira bossa acima das narinas. Tirando algumas excepções, os motacilídeos têm plumagem uniforme, em tons esverdeados e acastanhados, que torna difícil a sua identificação no campo.

Na época de reprodução os motacilíneos formam casais monogâmicos que partilham as tarefas de construção do ninho, incubação e cuidados parentais às crias. Estas aves alimentam-se sobretudo de insectos e, em menos escala, de sementes e bagas.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies