Murad II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Murad II

Murad II (14043 de fevereiro de 1451) foi sultão do Império Otomano de 1421 até 1451 (excepto num período entre 1444 e 1446).

Começou por ser governador da Amásia, no norte da Turquia. Após derrotar o irmão, Mustafa Çelebi, que havia sido apoiado pelo império Bizantino, Murad II cercou Constantinopla em 8 de Junho de 1422, decidido a punir os romanos do oriente. Começou por destruir o Hexamilion (muralhas construídas por Manuel II para proteger o Peloponeso), enquanto os Bizantinos, em conjunto com alguns estados turcos independentes da Anatólia, decidiram apoiar o irmão mais novo de Murad, Mustafa, de apenas 13 anos, a rebelar-se contra o irmão e cercar Bursa. Murad II levantou o cerco e não demorou a derrotar e matar o rebelde. Os estados da Anatólia que haviam conspirado contra ele foram conquistados e, a 29 de março de 1430, submeteu Tessalónica.

Partiu em guerra contra a República de Veneza, a Sérvia e o Reino da Hungria. Os venezianos retiraram-se após a derrota de Tessalónica, os sérvios foram anexados em 1439, e em 1444 Murad II derrotou e matou Ladislau III Jaguelão, rei húngaro, na Batalha de Varna; porém, foi derrotado em Jalowaz e teve de abdicar em favor do filho, Mehmed II. Em 1446 retomou o poder devido à interferência dos janízaros e continuou as conquistas, lutando nos Balcãs, na Albânia e no Kosovo.


Precedido por
Mehmed I
Sultão Otomano
1421–1444
Sucedido por
Mehmed II
Precedido por
Mehmed II
Sultão Otomano
1446–1451
Sucedido por
Mehmed II
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.