NaK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NaK
Alerta sobre risco à saúde
Identificadores
Número CAS 11135-81-2
Propriedades
Fórmula molecular N/A
Massa molar N/A
Aparência Metal líquido
Densidade Variável, ~ 0.866 g/mL
Riscos associados
Principais riscos
associados
Inflamável (F), Corrosivo (C)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

NaK (frequentemente nomeada e pronunciada como "sack") é uma liga de sódio (Na) e potássio (K), e particularmente é líquida a temperatura ambiente. É comercialmente disponível em várias graduações. NaK é altamente reativa com ar ou água, e deve ser manuseada com precauções especiais. Quantidades tão pequenas como um grama podem ser um risco de fogo ou explosão.

Propriedades físicas[editar | editar código-fonte]

Ligas com potássio entre aproximadamente 40% e 90% de potássio em peso são líquidas a temperatura ambiente. A mistura com o mais baixo ponto de fusão (a mistura eutética), consiste de 78% de potássio e 22% de sódio, é líquida de −12.6 a 785 °C, e tem uma densidade de 866 kg/m³ a 21 °C e 855 kg/m³ a 100 °C.[1] [2]

miniatur

Usos[editar | editar código-fonte]

Como refrigerante[editar | editar código-fonte]

Um sus notável é como fluido refrigerante em reatores de nêutrons rápidos. Diferentemente de instalações comerciais, estes são frequentementes desligados e desabastecidos, o uso de chumbo ou sódio puro, os outros materiais usados em reatores práticos, que requerem contínuo aquecimento para manter o fluido refrigerante como um líquido. O uso de NaK burla isto. NaK é usado em muitas outras aplicações de transferência de calor por razões similares.

O radar soviético em satélites RORSAT era alimentado por um reator refrigerado por NaK. Apesar de uma larga faixa de temperatura no estado líquido, NaK tem uma muito baixa pressão de vapor, importante no vácuo do espaço. Alguns dos fluidos refrigerantes tem sido perdidos e estas gotas de NaK cosntituem um significativamente perigoso detrito espacial.[carece de fontes?]

Em catálise[editar | editar código-fonte]

NaK é também usado como um catalisador para muitas reações, incluindo precursores do ibuprofeno.

Como dessecante[editar | editar código-fonte]

Tanto sódio e potássio são usados como dessecante na secagem de solventes para destilação. Entretanto, sem aquecimento, o metal sólido é somente hábil para reagir superficialmente. Formação de crostas de óxido também ajudam a reduzir a reatividade. Como uma liga metálica líquid a temperatura ambiente, o uso de NaK como um dessecante ajuda a evitar este problemas.

Logicamente, assim como os metais que o compõe, não pode ser usado como desssecante em solventes que apresentam reatividade tanto com o sódio quanto com o potássio, como o etanol, o qual forma etanolatos.

Referências

  1. BASF Corporation – Sodium-Potassium Alloy (NaK). Página visitada em September 13 de 2006.
  2. G.L.C.M. van Rossen, H. van Bleiswijk: Über das Zustandsdiagramm der Kalium-Natriumlegierungen, in: Z. Anorg. Chem., 1912, 74, S. 152–156.
Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.