Nana (mangá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nana (mangá)
ナナ
(Nana)
Gênero Drama, Romance, Josei
Mangá
Autor Ai Yazawa
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC
Revista Japão Cookie
Data de publicação 2000 – Ainda em publicação
Volumes 21 (em andamento)
Filme
Nana
Ano de lançamento 2005
Cor Cor
Duração 113
Diretor Kentaro Otani
Estúdio TBS
Elenco Mostrar lista
Roteiro Ai Yazawa (mangá)
Taeko Asano
Kentarô Ôtani
Gênero Drama, romance, musical
Filme
Nana 2
Ano de lançamento 2006
Cor Cor
Duração 130
Diretor Kentaro Otani
Estúdio TBS
Elenco Mostrar lista
Roteiro Ai Yazawa (mangá)
Kentarô Ôtani
Gênero Drama, romance, musical
Anime
Direção Morio Asaka
Estúdio Madhouse
Exibição original 5 de abril de 2006 – 28 de Março de 2007
Emissoras de TV Japão NTV
Emissoras lusófonas Brasil MTV Brasil
Portugal Animax Portugal
Nº de episódios 47
Projeto Animangá  · Portal Animangá

NANA (ナナ?) é uma série de mangá shoujo criada pela mangaká Ai Yazawa (também criadora de Paradise Kiss) e serializada na revista Cookie, publicada pela Shueisha. Os primeiros doze volumes do mangá acumularam mais de 22 milhões de cópias vendidas.[1] Até 2008, foram mais de 43 milhões de cópias vendidas.

Foi adaptado para dois longa-metragens live-action de considerável sucesso dirigidos por Kentaro Otani, lançados respectivamente em 3 de Setembro de 2005 e 9 de Dezembro de 2006. A série também recebeu uma adaptação para anime de 47 episódios pelo estúdio Madhouse. No ano de 2008 estreou no Animax Portugal e no ano de 2011 estreou na MTV Brasil.

A série conta a história de duas garotas de diferentes personalidades, ambas chamadas Nana, que acabam se tornando amigas "por obra do destino".

Komatsu Nana é uma jovem comum. Gosta de sair para as compras, conversar e namorar. Seu jeito infantil e dependente faz todos a seu redor se aproximarem e se preocuparem. Seu sonho é viver com seu namorado e conquistar a tão sonhada independência.

Oosaki Nana é uma jovem incomum. Seu estilo gótico-punk e beleza a destacam em meio a multidão. É dona de uma voz poderosa e vocalista de uma banda de punk-rock. Seu objetivo é se mudar para a capital japonesa e viver de sua música lá.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Oosaki Nana
Nana Oosaki é a vocalista da banda Blast, sempre andando com seu visual punk e agindo de forma oposta a Hachi (apelido dado por ela à outra Nana): Alguns a acham que ela age como um garoto. Dona de linda voz e beleza, teve um passado triste. Quando viu Ren pela primeira vez ficou apaixonada pela vida de um músico, e desde então quer superá-lo. No entanto, se apaixona profundamente por ele, que se torna baixista de sua banda, Blast. Ren vai para Tóquio e Nana decide ficar, por orgulho. Ela deseja ter uma vida independente e formar uma nova banda, sem precisar viver na sombra de Ren. Mesmo sendo meio fechada, fica muito amiga de Hachi, fazendo de tudo para vê-la feliz.
Komatsu Nana (Hachi)MTV
Nana Komatsu, ou Hachiko (Hachi), é talvez a protagonista da história, sempre contando sobre sua vida e vivendo para ajudar os outros. Gentil e carinhosa, ela tem medo de ficar sozinha, portando-se como um cachorrinho, de acordo com seus amigos. Nana mudou-se para Tóquio para viver de forma independente, e melhorar seu namoro com Shouji, mas parece que não é tão fácil. Além disso, ela possui um histórico de problemas amorosos imenso que a preocupa muito.
Honjo Ren
Ren é o baixista da popular banda Trapnest, que inicialmente tocava na banda de Nana, a Black Stones. Ele deixou Nana e a banda para viver em Tóquio e tentar desenvolver sua carreira, mas nunca consegue esquecer a vida com os amigos e a ex-namorada. É um grande fã de Sid Vicious e dos Sex Pistols. É viciado em drogas e fuma bastante, principalmente quando não está com Nana.
Endo Shouji
Shouji é o namorado de Hachi, no começo da série. Inicialmente ele se portava como amigo dela, mas a amizade passou a namoro em um tempo rápido. Indo para Tóquio para trabalhar, Shouji deixa Nana e, após um ano, a convida para viver na capital. Passado esse tempo, ele reencontra a namorada, mas sua relação com ela esfria e ele se sente solitário. Conhece Sachiko, por quem acaba se apaixonando e traindo Hachi.
Saotome Junko
Junko é a melhor amiga de Hachi e, assim como seu namorado Kyosuke e como Shouji, cursa a faculdade de artes. Ela é amiga íntima de Shouji, assim como de Nana, e sempre parece fria e desligada quanto ao sentimento da amiga.
Takakura Kyosuke
É o melhor amigo de Shouji e namorado de Junko. Ele passa a viver com Junko em pouco tempo e possui um jeito desligado como o da namorada. Porém, aparenta ser mais atencioso que Junko.
Terashima Nobuo (Nobu)
Nobu é o guitarrista da Blast e trocou um futuro garantido nos negócios da família pela música. Ele sonha em ser um grande guitarrista e com a possibilidade de expressar bem seu amor pelo rock. Com o passar do tempo ele, que sempre pareceu neutro e educado, se destaca ao se apaixonar por Hachi, que depois deixa ele sozinho, para se casar com Takumi, fazendo Nobu sofrer muito.
Reira Serizawa
Dona de uma voz incrível e rosto angelical, é quem faz o Trapnest ter sucesso. Ela é nipo-americana, mas tem que esconder sua origem e nome verdadeiro (Layla, inspirado numa canção de Eric Clapton). Se sente muito solitária e cobrada para dar seu melhor como cantora, mas sabe que cantar é o único dom que possui, e que sem isso, nada seria. Ama Takumi, mas não é correspondida, e sofre muito com isso. É ex-namorada de Yasu, e logo envolve-se com Shin.
Kawamura Sachiko
Sachiko inicialmente era um personagem imaginário, criado por Komatsu Nana, que acreditava na infidelidade de Shouji. Confundindo todos, até o namorado, com essa personagem, ela acaba se surpreendendo quando Shouji é apresentado a uma garota com esse nome e que o confunde sentimentalmente. Sachiko se apaixona por Shouji, mas tenta não destruir o já debilitado namoro de Hachi, mas com o passar do tempo, parece impossível. Se envolve com ele e os dois começam a namorar, fazendo com que Shouji traia Hachi.
Takagi Yasushi (Yasu)
Yasu é o baterista e líder do BLAST. Ele é um ex-skinhead com um visual peculiar, já que é cheio de piercings e usa terno devido ao trabalho como advogado. Estudioso, ele declarava inicialmente o Blast como um passatempo, mas acaba se preocupando com a carreira musical mais do que imaginava. Gentil, sério e maduro, ele protege todos os amigos, principalmente Oosaki Nana. Namorou Reira, mas é completamente apaixonado por Nana, fazendo de tudo para ajudá-la, sendo capaz de esconder seu amor para vê-la feliz ao lado de Ren.
Shinichi Okazaki (Shin)
Shin é o baixista que ocupa o lugar de Ren no Blast. Shin tem apenas 15 anos, mas é fumante e garoto de programa, faz sucesso por ser muito bonito. Ele acaba sendo "contratado" por Reira, com quem desenvolve uma estranha relação. Ele parece ser uma pessoa que entende de relacionamentos, seja eles quais forem, e se torna grande amigo de Hachi.
Ichinose Takumi
Egocêntrico e ídolo de Hachi, é o líder e baixista do Trapnest. Mulherengo e frio, está sempre muito irritado e acaba descontando nas pessoas que trabalham com ele. Esconde saber que Reira o ama, mas tenta não a deixar magoada pois sabe que precisa de sua voz. Conhece Hachi e os dois começam a ter um caso, até que Hachi engravida. Não quer perder Hachi para Nobu, então, mesmo depois de Hachi o ter abandonado, Takumi casa-se com ela, para demonstrar responsabilidade pela criança.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Bandas[editar | editar código-fonte]

Black Stones[editar | editar código-fonte]

Black Stones, também conhecido como Blast (ブラスト, Burasuto?), é uma popular banda de punk da série. Ren era membro da banda, mas após deixar a banda para integrar o Trapnest, eles contrataram um novo baixista, Shin.

  • Integrantes:
Oosaki Nana - vocalista
Terashima "Nobu" Nobuo - guitarrista
Okazaki "Shin" Shinichi - baixista
Takagi "Yasu" Yasushi - baterista

Trapnest[editar | editar código-fonte]

Trapnest, ou Tranes (トラネス, Toranesu?),é outra banda popular no mangá. O sonho de Nana é superar o Trapnest.

  • Integrantes:
Honjo Ren - baixista
Serizawa Reira - vocalista
Ichinose Takumi - guitarrista
Fujieda Naoki - baterista

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • O apelido de Komatsu Nana é "Hachi" - uma versão abreviada para "Hachiko", nome de um famoso cachorro no Japão. Além disso, "Nana" é sete em japonês, "Hachi" é oito.
  • Outra coisa interessante é a respeito do sobrenome das protagonistas: Komatsu Nana tem o "KO" no sobrenome, que em japonês significa "pequeno"; já Oosaki Nana tem o "OO"[ooi] no sobrenome, que significa "grande". Isso revela muito da personalidade das duas, sendo também uma analogia ao fato da Komatsu Nana se curvar completamente ao mundo intenso da Oosaki.
  • No mangá, há várias referências a outros títulos de Ai Yazawa, como Tenshi Nanka Ja Nai, Paradise Kiss e Gokinjo Monogatari.
  • Várias marcas reais são divulgadas claramente na série, incluindo Vivienne Westwood, um powerbook Apple Inc., guitarras/baixos Fender e Gibson e diversas marcas reais de cigarro: Gitanes, Seven Star e Black Stone (da qual a banda de Oosaki Nana tirou seu nome).
  • Toranja, o suco que a Nana toma para ajudar nos enjoos da gravidez, também conhecido como toronja ou ou grapefruit (Citrus x paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus x sinensis). [1]
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. TBS Nana Movie Website.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]