Nemawashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nemawashi (根回し?) significa um processo informal de estabelecer as bases de alguma proposta de mudança ou projeto, falando com as pessoas envolvidas, conseguindo apoio e feedback e assim por diante. É considerado um elemento importante em qualquer grande mudança, antes de quaisquer medidas formais, sendo que o nemawashi bem sucedido é aquele que possibilita mudanças com o consenso de todos os lados envolvidos.1 Ele normalmente é realizado em pequenos grupos, várias vezes e com diferentes pessoas, a fim de captar os elementos chaves que podem influenciar o projeto em questão.2

Nemawashi pode ser traduzido literalmente como dando voltas na raiz, de 根 (ne, raiz) e 回す (mawasu, dar volta em algo).3 Seu significado original era literal: cavar ao redor das raizes de uma árvore para prepará-la para um transplante.

Nemawashi é frequentemente citado como um exemplo de palavra japonesa que é difícil de traduzir efetivamente, pois é muito intrínseca à cultura japonesa, apesar de muitas vezes ser traduzida como lançando as bases.


Nemawashi nas empresas O nemawashi começou a ser difundido nas empresas japonesas, mais precisamente na Toyota em meados do século XX quando o seu engenheiro-chefe Taiichi Ohno percebeu que o principal fator de falta de sinergia durante um processo de mudanças era a falta de comunicação. Então os colaboradores da Toyota tinham de, antes de fazer alguma nova alteração no processo, conversar com todos os envolvidos em busca de informações relevantes. Hoje o nemawashi é um pilar importante da filosofia lean (ou Toyota Production System), codificado por John Shook e James Womack durante um estudo mundial do MIT que, subsequentemente, fundaram o Lean Enterprise Institute, berço da disseminação cultura lean ocidental juntamente do Lean Institute Brasil.


Referências

  1. RAMOS, Amílcar - "Tomada de decisões. O conceito de "Nemawashi"". Revista de Gestão. Lisboa: INDEG-ISCTE. Nº especial (1987), p. 19-20.
  2. Japan Intercultural Consulting - A nemawashi how-to (em inglês). Acesso em 19 de agosto de 2011.
  3. The everything japanese guide - nemawashi (em inglês). Acesso em 19 de agosto de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lean manufacturing

Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.