Nemeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Templo de Zeus em Nemeia

Nemeia ( /ˈnmiə/; em grego: Νεμέα), também Nêmea (português brasileiro) ou Némea (português europeu),[nota 1] é um local antigo na parte nordeste do Peloponeso, na Grécia. Anteriormente parte do território de Cleonae em Argólida, está hoje situado na unidade regional de Coríntia. A pequena vila de Archaia Nemea (anteriormente conhecido como "Koutsoumadi" e, em seguida, "Iraklion") está imediatamente a sudoeste do sítio arqueológico, enquanto a nova cidade de Nemeia fica a oeste.

De acordo com a mitologia grega, foi neste local que Herácles venceu o Leão de Nemeia de Hera, além da região também ter sido a sede durante a Antiguidade dos Jogos Nemeus.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Da tônica latina, Maria Helena Ureña Prieto recomenda Némea/Nêmea como única forma correta, mas não desabona as exceções do uso corrente da acentuação grega. Prieto, Maria Helena de Teves Costa Ureña; Torres, Maria Isabel Greck; Abranches, Cristina Maria Negrão (1995). Do grego e do latim ao português (em grego). [S.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian. Citada por Marta, Eunice; Rocha, Carlos (23 de setembro de 2010). Acentuação de nomes de origem grega. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Media relacionados com Nemeia no Wikimedia Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.