Peloponeso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Grécia Peloponeso
Περιφέρεια Πελοποννήσου
 
—  Região  —
Localização do Peloponeso na Grécia
Localização do Peloponeso na Grécia
37° 21' N 22° 21' E
Capital Trípoli
Área
 - Total 15 490 km²
População (2005)
 - Total 650 310
    • Densidade 41,98/km2 
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Unidades regionais Arcádia
Argólida
Corinto
Lacónia
Messénia
Sítio www.peloponnisos.gr

O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; transl.: Pelopónissos) é uma extensa península no sul da Grécia, separada do continente pelo Istmo de Corinto.

Etimologicamente, o seu nome deriva do antigo herói grego Pélope (em grego: Πελοψ, Pélops), filho de Tântalo e antepassado dos Atridas, o qual teria dominado toda a região, e da palavra grega que designa ilha, νησος (níssos), donde teríamos o nome Ilha de Pélops. Note-se, por exemplo, a presença deste último elemento numa outra designação geográfica do país – as doze ilhas que constituem o arquipélago do Dodecaneso (Δωδεκάνησα, Dodekánissa), palavra grega que significa precisamente doze (Δωδεκά, dodeká) ilhas (νησα, níssa).

Curiosamente, o Peloponeso só se tornou verdadeiramente uma ilha quando da abertura do Canal de Corinto, em 1893. Em 2004, o Peloponeso ganhou uma segunda ligação com a Grécia Continental, com a inauguração da ponte Rio-Antirio.

Foi do Peloponeso que houve nome a Guerra do Peloponeso, que opôs, na Antiguidade Clássica, Atenas, a potência marítima da Hélade, situada na Ática, a Esparta, a potência continental, que se achava no sul da península.

Nos tempos medievais, a península foi chamada Moreia, por se assemelhar vagamente a uma folha de amoreira.

Embora o termo "Peloponeso" seja frequentemente usado para se referir à totalidade da península, na divisão administrativa provincial grega, a periferia (περιφέρειες) com esse nome inclui apenas uma parte da península, composta por cinco prefeituras, ou nomoi (do grego νομοι, plural de νομος, nómos):

Esta periferia tem a sua capital na cidade de Patras.

As restantes prefeituras do Peloponeso (Acaia e Élida), embora fazendo geograficamente parte da península, fazem parte da periferia da Grécia Ocidental.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.