Nicholas Higham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nicholas Higham
Análise numérica
Nicholas Higham em 2005
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Residência  Reino Unido
Nascimento 25 de dezembro de 1961 (52 anos)
Local Salford
Atividade
Campo(s) Análise numérica
Instituições Universidade de Manchester
Alma mater Victoria University of Manchester (B.A. 1982, Ph.D. 1985)
Tese 1985: Nearness Problems in Numerical Linear Algebra
Orientador(es) George Hall
Prêmio(s) Prêmio Whitehead (1999), Prêmio Fröhlich (2008)
Notas Página pessoal (em inglês)

Nicholas John Higham FRS (Salford, 25 de dezembro de 1961[1] ) é um matemático britânico.

Trabalha com análise numérica, é professor da Cátedra Richardson de Matemática Aplicada da Escola de Matemática da Universidade de Manchester.

Graduado em 1982 pela Victoria University of Manchester, com mestrado em 1983 e doutorado em 1985, com a tese Nearness Problems in Numerical Linear Algebra, orientado por George Hall. Higham é diretor de pesquisas da Escola de Matemática, diretor do Manchester Institute for Mathematical Sciences (MIMS) e chefe do Numerical Analysis Group. Recebeu o Prêmio ao Mérito Fundação Wolfson/Royal Society (2003–2008) e é um dos pesquisadores mais citados do ISI.[2]

Higham é mais conhecido por seu trabalho sobre precisão e estabilidade de algorítmos numéricos. Mais de 85 de seus artigos são publicações com revisores, abrangendo tópicos como análise de erros de arredondamento, sistemas lineares, problemas de mínimos quadrados, funções matriciais e equações matriciais não-lineares, estimativa do número de condição e problemas de autovalores generalizados. Contribuiu com softwares para o LAPACK e a biblioteca NAG, e também com códigos para o MATLAB.

Higham é membro do corpo editorial das publicações Linear Algebra and its Applications, SIAM Journal on Matrix Analysis and Applications, IMA Journal of Numerical Analysis, Numerical Algorithms e Foundations of Computational Mathematics.

Dentre suas condecorações incluem-se o Prêmio Alston S. Householder VI, 1987 (pela melhor tese em álgebra numérica 1984—1987), o Prêmio Leslie Fox para Análise Numérica de 1988, e um Prêmio Whitehead de 1999. Foi eleito membro da Royal Society em 2007. Em 2008 recebeu o Prêmio Fröhlich, em reconhecimento de "suas contribuições à álgebra linear numérica e análise de estabilidade numérica".[3]

Higham é autor de diversos livros, incluindo Accuracy and Stability of Numerical Algorithms (2nd edition 2002), Handbook of Writing for the Mathematical Sciences (2nd edition, 1998), e MATLAB Guide (com seu irmão D.J. Higham, 2nd edition, 2005).

Referências

  1. HIGHAM, Prof. Nicholas John, Who's Who, A & C Black, janeiro de 2007
  2. ISI Web of Science
  3. Fröhlich Prize. Página visitada em 15 de maio de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.