Norman Vincent Peale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Norman Vincent Peale

Norman Vincent Peale (31 de maio de 1898, Bowersville, Ohio, Estados Unidos24 de dezembro de 1993, Pawling, New York, Estados Unidos) foi um pastor e escritor americano de teorias sobre o pensamento positivo.

É considerado nos Estados Unidos, o ministro dos "milhões de ouvintes", o doutor em "terapêutica espiritual". Tornou-se popular através da sua constante colaboração na imprensa, dos seus programas de rádio e de televisão, bem como pelos notáveis volumes em que se tem reunindo o melhor dos seus sermões.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • "O mal de quase todos nos é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."
  • "O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo."
  • "Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem."

[1] "O Poder do Pensamento Positivo", seu mais importante livro, é a compilação de princípios apresentados pelo autor em centenas, talvez milhares, de palestras, artigos, pregações religiosas visando a difundir um método simples e compreensível pelo qual o leitor poderá, segundo o autor, chegar à espécie de vida que deseja. Trata-se de um livro de auto-ajuda com apoio espiritual. Esse livro foi editado pela primeira vez em 1952 (obs.: essa data foi obtida em um site e não no livro citado, portanto, embora coerente, não pode ser atestada no momento).

[2] Este também é um livro de auto-ajuda, originado depois de centenas de cursos para adultos ministados pelo autor a partir de 1912. Como o livro de Peale, procura ensinar técnicas para combater a depressão, criar auto-confiança, eliminar preocupações (cap. 9 do livro de Peale: "Como acabar com as preocupações". Curiosamente, Dale Carnegie escreveu o livro "Como evitar preocupações e começar a viver" [3]

É interessante observar que, em Viena Freud [4] morto em 1939, criou a Psicanálise após anos de exercício da medicina nas áreas de neurologia e psiquiatria, em um período equivalente àquele em que eram desenvolvidas essas técnicas práticas de auto-ajuda nos Estados Unidos.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Norman Vincent Peale
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. livro "O Poder do Pensamento Positivo" 1ª edição em português - Editora Cultrix - 1957
  2. livro "Como fazer amigos e Influenciar Pessoas" por Dale Carnegie 1ª edição em português - Companhia Editora Nacional - 1939
  3. livro em português da Cia. Editora Nacional de 1949
  4. Wikipedi - Sigmund Feud