Nove de Abril (escola de samba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nove de Abril
Fundação 9 de abril de 1977 (47 anos)
Escola-madrinha X-9 (Santos)
Cores
Branco
Vermelho
Amarelo
Bairro Jardim Costa e Silva
Presidente Marli Alves Pereira

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Nove de Abril é uma escola de samba de Cubatão, atualmente esta sediada no bairro de Jardim Costa e Silva na cidade de Cubatão.

História[editar | editar código-fonte]

A Nove de Abril foi fundada em 1977, por moradores do núcleo Jardim Costa e Silva.

Conquistou somente o primeiro campeonato em 1991.

A sede da agremiação fica localizada na Rua Padre Bartolomeu de Gusmão, 274 no bairro da Jardim Costa e Silva, em Cubatão.

Foi fundada em 1977 onde juntou-se os moradores daquele bairro, dirigidos pelo sr Raussi primeiro presidente da escola, nesta época juntou-se também os batuqueiros do bairro com o batuque do Dunga,que eram;Dunga, João Lincoln, Adalberto (Mestre barba), Gouveia, Negão Neto, Gílson, Laércio, Nei etc...Assim formou-se a Bateria do fundão (Escola do fundão/Nove de Abril), onde o Mestre da Bateria foram Adalberto (Mestre barba) e Jailton (Mestre Jajá) e o puxador de Samba enredo era Sandoval (Camisa). Sua ala de compositores era formada por Maneco da 9, Agnaldo Cachaça, Pedrinho da Véia (Humaitá), Mestre Jajá, dentre outros. Teve como casais de Mestre Sala e Porta Bandeira nomes como: Dona Elisa e Chocolate, Paulinho e Edna, Nivaldo e Genilda além de outros. Nas alegorias destacaram-se nomes como China da Montanha e Dona Elisa, além de Reginaldo Sampaio dentre outros.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeã em 1991.

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Nove de Abril (escola de samba)
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
1990 Do Chão à Ilusão, Cenário de uma Nação
1991 Campeã
2005 3º lugar Água. O fantástico combustível da vida
2006
2007 4º lugar único
2008 4º lugar único Vai-Vai – Minha força minha raça. Canta e encanta minha saracura

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.