O Elvas Clube Alentejano de Desportos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Elvas
Nome "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos
Alcunhas Azul e Ouro
Principal rival CF Os Elvenses
SC Campomaiorense
Fundação 15 de agosto de 1947 (76 anos)
Estádio Estádio Municipal de Elvas
Capacidade 15.200
Localização Elvas, Portugal Portugal
Proprietário(a) Loyzo Technology GmbH (86% SAD)
"O Elvas" CAD (5% SAD)
Ricardo Fonseca (3% SAD)
Mike Leight (3% SAD)
Miguel Silva (3% SAD)[1]
Presidente Portugal Hugo Mimoso
Treinador(a) Portugal Pedro Hipólito
Patrocinador(a) Motorista.pt
Hotel Brasa
Maxvision
Material (d)esportivo Adidas
Competição Campeonato de Portugal
Taça de Portugal
Website https://oelvascad.pt
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

"O Elvas" Clube Alentejano de Desportos, também conhecido como "O Elvas", é um clube português com uma grande formação de jovens jogadores e lendas do futebol português e alentejano, sediado na cidade de Elvas, Distrito de Portalegre, no Alentejo. É um dos históricos do Alentejo e de Portugal, fundado a 15 de agosto de 1947.[2]

Ao longo de sua história, o Elvas CAD passou por altos e baixos, enfrentando desafios financeiros e esportivos. No entanto, o clube sempre se manteve fiel à sua missão de promover o esporte e valorizar a cultura e a tradição do Alentejo.[3]

As cores do clube são o azul e ouro (amarelo), o clube tem a alcunha de Cavaleiros, Azuis e Ouro, os seus adeptos são chamados de Elvenses.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado a 15 de Agosto de 1947, da fusão do "Sport Lisboa e Elvas" com o "Sporting Clube Elvense", clubes que eram filiais do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal respetivamente.

Década de 40[editar | editar código-fonte]

A união entre os dois clubes elvenses deveu-se, fundamentalmente, ao desinteresse demonstrado pelos denominados clubes mãe, pois em meados da década de 40, quer o SL Elvas, quer o SC Elvense, viviam com algumas dificuldades financeiras e, perante a falta de auxílio variadas vezes solicitado e recusado pelos seus clubes mãe, decidiram unir-se num clube só e desta forma, conseguiram manter o desporto rei vivo na região interior.

Graças ao estatuto do "SL Elvas", que já disputava a 1ª Divisão, assim "O Elvas" continuo por três temporadas na sua primeira passagem na década de 40. Estreou-se com um 8º lugar em 1947/48, com vitorias contras grandes clubes, como por 1/2 sobre o SL Benfica, com dois golos do goleador Patalino ou a goleada por 5/0 ao Boavista e a vitória por 3/1 contra o SC Braga, seguindo-se um 9º lugar em 1948/49 e por fim o 13º lugar na temporada seguinte, sendo, por isso, despromovido ao segundo escalão português.

Década de 50[editar | editar código-fonte]

"O Elvas" Clube Alentejano de Desportos começou a nova década na 2ª Divisão Nacional, após 1949/50 o clube tentou rapidamente voltar à 1ª Divisão Nacional, nas três temporadas seguintes ainda esteve envolvido na luta pela subida de escalão, mas sem sucesso nesse objetivo, já na época de 1953/54 não conseguiu escapar a nova descida de divisão, caindo, agora, para a 3ª Divisão Nacional. O clube azul e ouro ainda conseguiu reerguer-se na temporada seguinte de 1954/55, onde o clube venceu o campeonato e conquistou o seu primeiro grande título e único até hoje e assim regressar ao segundo escalão do futebol português, contudo, esse efeito foi efémero pois o "O Elvas" CAD voltou a ser relegado à 3ª Divisão Nacional no final da época de 1955/56. Passou então mais de 20 anos no terceiro escalão do futebol português ou nos campeonatos distritais da AF de Portalegre.

Década de 80[editar | editar código-fonte]

Em 1980/81, "O Elvas" perdeu a final do Nacional da 3ª Divisão, com o título a ser conquistado pelo CF União de Coimbra na segunda fase da prova.[4] Regressou então à Primeira Divisão, em 1986/87, com Carlos Cardoso no comando técnico e jogadores como Beto Vidigal, tendo terminado em 16º e último lugar, mas foi salvo com o aumento do número de equipas para 20 na seguinte temporada, e assim na seguinte época acabou no 15º lugar, entre as 20 equipas participantes, o que levou a equipa azul e ouro a descer de divisão.

Brasão do Clube[editar | editar código-fonte]

Evolução do Emblema
Clubes Fundadores (1947) (1947) (-) (-) (-) Atual

Estádio Municipal de Elvas[editar | editar código-fonte]

Estádio Municipal de Elvas

A equipa sénior azul e ouro joga sempre no relvado número um do complexo desportivo, denominado de Campo Domingos Carrilho Demétrio "Patalino", nome que recebe em honra do maior jogador da história do clube, Patalino, que é o máximo goleador e que tem um busto seu a entrada do campo juntamente com os nomes dos sócios do clube. O relvado é a peça central de todo o complexo desportivo e tem uma lotação total de 15 200 lugares, cerca de 10% dos lugares são cobertos e com os assentos nas cores azul e amarelo, as cores do clube, o restante dos lugares não são cobertos e são têm assentos. O piso sintético tem de qualidade duas estrelas da FIFA, apesar do campo já ter sido relvado natural, foi alterado para baixar os custos de manutenção, e com o seu recorde de assistência em um jogo é de vinte mil espectadores. O campo é também utilizado pelas camadas da formação que jogam nas competições nacionais, e pelo escalão de juniores do clube, que são preparados para serem chamados a equipa principal a qualquer momento, já que é uma das diretrizes do clube, apostar na sua formação.[5][6]

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

O equipamento da equipa principal de 2023/24 é da marca Adidas em parceria com a Desportiva.pt[7]. O mesmo equipamento é composto por uma camisola totalmente azul, com as clássicas listras da adidas e com outros detalhes a amarelo, com os calções e meias também azuis, enquanto que o equipamento secundário é composto por uma camisola, calções e meias amarelos, com as três listras do fabricante e outros detalhes a azul. Outros detalhes, como os patrocínios que compõe o equipamento ainda não são conhecidos. Já as equipas da formação do clube utilizam equipamentos personalizados para cada escalão, da marca CDT, enquanto que os SUB-19, fazendo parte da SAD do clube vão usar igualmente Adidas.

Referências

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.