O Fim da Infância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Childhood's End
O Fim da Infância (BR)
Autor (es) Arthur C. Clarke
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Género Ficção científica
Arte de capa Richard M. Powers
Editora Ballantine Books
Formato Livro impresso (Capa dura e livro de bolso)
Lançamento 1953
Páginas 214
ISBN 0-345-34795-1

O Fim da Infância (em inglês, Childhood's End) é um livro de ficção científica escrito pelo autor britânico Arthur C. Clarke e publicado em 1953. O enredo gira em torno de uma invasão alienígena pacífica da Terra que ocorre durante a Guerra Fria. O planeta passa a ser governado pelos misteriosos Senhores Supremos, que conduzem a humanidade a um período de paz e prosperidade. Contudo, os invasores não permitem que ninguém os vejam e impedem a exploração espacial pela raça humana, o que gera certos focos de resistência.

O livro utiliza-se do mistério como ingrediente principal da trama: "por que esses visitantes nunca saem de suas naves?", "Qual seria sua forma física?", "Será que vieram de um outro planeta desolado e não têm outro lugar para onde ir?", "Será que são orgânicos ou são computadores construídos por uma espécie, há muito esquecida, para explorar o universo?", "Ou serão humanos que visitaram a Terra milhões de anos atrás, deixando aqui alguns dos seus (ou dos nossos?) e agora vieram salvar seus filhos da destruição nuclear?".

E quando algum desses mistérios é desvendado, eles parecem também se multiplicarem, revelando outros muitos para serem explicados. Mas o grande mistério permeia a trama até quase a última página: "Por que eles estão aqui?". Ainda assim, eles permanecem por mais de 150 anos.

No transcurso de sua estadia, profundas mudanças ocorrem na sociedade: é criado o Estado Mundial; são abolidas as forças armadas (o que duplica a riqueza do mundo); as máquinas encarregam-se sozinhas da produção de praticamente todos os bens e serviços; os homens passam a se dedicar exclusivamente a atividades de seu genuíno interesse... e a ciência e a arte, criativas, praticamente desaparecem.



Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.