Olivia Bonamy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olivia Bonamy
Nascimento 21 de Setembro de 1972 (41 anos)
Paris, França
Nacionalidade França Francesa
Ocupação atriz
Cônjuge Romain Duris
Atividade 1994 - presente

Olivia Bonamy (Paris, 21 de setembro de 1972), é uma atriz francesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Olivia Bonamy nasceu em 21 de setembro de 1972, na cidade de Paris, numa família de antiquários.

Ela concluiu o ensino secundário aos 19 anos e inscreveu-se em História da Arte na universidade, tendo apenas ficado por dois meses. Rapidamente decidiu ter aulas de teatro que, também, vem a desistir ao fim de dois meses. Olivia não gosta de estudar e, por isso, lança-se na participação em castings para teatro e/ou cinema a fim de realizar o seu grande sonho: ter uma carreira de atriz.

Em 1992, aos 20 anos, ela foi notada pelo cineasta Patrice Leconte, que lhe ofereceu um papel no teatro com a peça Ornifle, onde trabalhou com Jean-Claude Dreyfus e Jean Benguigui: este é o início de uma carreira dividida entre o teatro e o cinema, assim como em telefilmes.

Em 1993, Olivia consegue o seu primeiro papel no cinema em Le Petit garçon de Pierre Granier-Deferre, seguido por um papel secundário no filme L'Échappée belle de Étienne Dhaene em 1995, ao lado de Anémone e Jean-Marc Barr.

É em 1999 que ela é descoberta pelo público em geral, através da sua interpretação como namorada de Jamel Debbouze, na comédia Le Ciel, les oiseaux et... ta mère ! de Djamel Bensalah, seguido pelo filme Une pour toutes de Claude Lelouch.

Apesar da sua notoriedade, ela interpreta principalmente em filmes de cinema independente.

Olivia Bonamy é casada com o, também, ator Romain Duris, com quem tem um filho, Luigi, nascido em 10 de fevereiro de 2009.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Curtas-metragens[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]