Optimus Prime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Optimus Prime
Personagem de Transfomers
Nome original Orion Pax (em algumas séries)
Origem Cybertron
Sexo Masculino
Espécie Cybertroniano
Olhos Azuis (dependendo da série)
Características Líder dos Autobots, força, coragem, armamento pesado
Actividade(s) Guerreiro e líder dos Autobots
Poder(es) Suas armas variam em cada série.
Afiliações Autobot, NEST
Família Sentinel Prime (antecessor em algumas séries), Ultra Magnus (irmão em algumas séries), Elita-1/Ariel (namorada em algumas séries)
Inimigo(s) Megatron
Criado por Peter Wallach
Voz Original
Peter Cullen (desenho original, Prime e todos os filmes)
Neil Kaplan (Robots in Disguise)
Gary Chalk (Armada, Energon e Cybertron)
David Kaye (Transformers Animated)

Brasil
Celso Vasconcelos (desenho original 1ª e 2ª temporada)
Darcy Pedrosa (desenho original 3ª e 4ª temporada)
Guilherme Briggs (Robots in Disguise, Armada, Energon, Cybertron e todos os filmes, exceto The Transformers: The Movie)
Alexandre Marconatto(Trans formers Animated)
Filme(s) The Transformers: The Movie
Transformers
Revenge of the Fallen
Dark of the Moon
Série Transformers G1
Robots in Disguise
Armada
Energon
Cybertron
Transformers Animated
Prime
entre outras
Primeira aparição Transformers Generation 1
Última aparição Transformers: Prime
IMDb IMDb
TV.com TV.com
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Optimus Prime é o protagonista do universo Transformers. Ele é o lider dos Autobots, um grupo de robôs heróicos do planeta Cybertron, e detentor da Matriz da Liderança em quase todas as suas versões. Seu maior inimigo é Megatron, líder dos Decepticons, que na maioria das séries já foi amigo de Optimus em Cybertron. Sua forma alternativa é sempre um caminhão, exceto na série animada Transformers: Robots in Disguise, no qual Optimus virava uma escarreta.

No Brasil ficou conhecido na década de 80 como "Líder Optimus" na série animada e "Supremus Absolutus" nas HQs - até a edição nº 06 da Transformers Especial, após esta foi utilizado seu nome original, bem como nas versões animadas posteriores a G1.

Optimus é um guerreiro sem igual, além de um excelente estrategista, porém o que o destaca é sua liderança complacente, em que é capaz de sacrificar a própria vida para salvar a de seus comandados ou qualquer outro ser vivo. Sua principal arma é um rifle laser, mas carrega em sua carroceria um canhão e um pequeno veículo-autobot espião (não ficou explicado se ele faz parte de Optimus como uma extensão de seu corpo ou se é um autobot independente). Nas posteriores versões de Optimus Prime, sua carroceria passou a combinar com ele para se transformar em um robô maior e mais forte.

Escrevendo para a IGN, Daniel Phillips disse que a ideia por trás de Transformers é uma das "mais idiotas", no entanto que a série se tornou popular por diversas razões que incluem o conflito entre Autobots e Decepticons, mais especificamente, entre Optimus Prime e Megatron.[1]

Transformers Generation 1[editar | editar código-fonte]

A primeira versão de Optimus Prime se transformava em um caminhão Freightliner Cab-over-engine Class 8 vermelho e azul. É o sucessor de Sentinel Prime e antecessor de Rodimus Prime na linhagem dos Primes. Carrega um trailer no modo caminhão que desaparece no modo robô, e dentro dele guarda um pequeno veículo chamado Roller.

No passado, Optimus era chamado de Orion Pax e tinha uma namorada chamada Ariel, mas quando os dois foram gravemente feridos por Megatron, Alpha Trion os reconstruiu como Optimus Prime e Elita-1. Optimus se tornou o líder dos Autobots para enfrentar os Decepticons, e para isso usa seu canhão de íons e seu machado de energon.

Optimus Prime é morto no filme de 1986, mas um tempo depois é revivido e volta ao comando dos Autobots.

Beast Wars[editar | editar código-fonte]

Na série Beast Wars, que pertence à G1, o lugar de Optimus Prime é ocupado por Optimus Primal. Mas o líder original aparece em alguns episódios desativados em uma montanha com os outros Autobots, como ficaram na série original ao chegarem na Terra por milhões de anos...

Robots in Disguise[editar | editar código-fonte]

Na série Robots in Disguise, Optimus Prime se transforma em um caminhão de bombeiros. Seu modo robô normal é formado apenas pela dianteira do veículo, mas ele pode se juntar com a traseira para formar o Modo de Batalha.

Optimus Prime e seu irmão Ultra Magnus foram criados em Cybertron por Alpha Trion, e a Matriz da Liderança o escolheu como líder dos Autobots. Optimus pode se combinar com Ultra Magnus para formar Omega Prime.

Na Terra, Optimus Prime foi escaneado por uma protoforma Decepticon ao mesmo tempo que um caminhão tanque, e acabou dando origem à Scourge.

Trilogia Unicron[editar | editar código-fonte]

Na trilogia Unicron, dividida em Armada, Energon e Cybertron, Optimus Prime se transforma em um caminhão diferente em cada série, mas sempre possui a habilidade de se combinar com seu trailer. Optimus também pode se combinar com Jetfire e formar Jet Optimus. Está sempre acompanhado pelo Minicon Sparkplug.

Trilogia Live-Action de Michael Bay[editar | editar código-fonte]

A carreta Peterbilt usada como Optimus Prime

Nesta versão, Optimus Prime é o último descendente da Dinastia dos Primes e sucessor de Sentinel Prime. Em Cybertron, ele era apenas um operário da equipe de Sentinel Prime até descobrir suas origens e se tornar o líder dos Autobots. Na Terra, se transforma em um Peterbilt 379 com pintura de chamas.

No primeiro filme da trilogia, Optimus Prime veio para a Terra atendendo ao chamado de Bumblebee para encontrar Sam Witwicky. Eles procuram pela AllSpark, até serem confrontados pelos Decepticons.

Optimus mata Bonecrusher assim que chega em Mission City, arrancando sua cabeça com uma espada de energon. Ao entrar na cidade, encontra Megatron. Optimus usa seu canhão de íons contra o líder Decepticon, mas não consegue derrotá-lo e Megatron só é morto quando Sam coloca o AllSpark no seu peito.

Em Revenge of the Fallen, Optimus Prime e os Autobots trabalham em equipe com soldados humanos no Comando NEST. Em uma missão em Xangai, Demolishor avisa Optimus sobre o retorno de Fallen, mas Optimus não dá atenção e mata o Decepticon com um tiro de seu canhão de íons.

Mais tarde, Optimus enfrenta Megatron, que foi ressuscitado, Starscream e Grindor para salvar Sam. Ele usa seus canhões duplos, suas duas espadas de energon e seus dois ganchos de energon. Consegue matar Grindor, mas é morto por Megatron.

Quando Sam encontra a Matriz da Liderança no Egito, o corpo de Optimus é levado para lá e ressuscitado. Optimus se combina com Jetfire para enfrentar Fallen, e o mata, também deixando vários danos em Megatron.

Em Dark of the Moon, Optimus passa a carregar um trailer no modo caminhão, que possui o modo de plataforma de armas, onde Optimus guarda todo o seu armamento, e o modo jetpack, que dá à Optimus a habilidade de voar. Ele usa uma espada de energon e um escudo para enfrentar Driller no início do filme.

Depois de descobrir que Sentinel Prime estava desativado na Lua, Optimus o traz para a Terra e o ressuscita com a Matriz da Liderança. Optimus o leva para conhecer o planeta Terra, mas Sentinel se revela um traidor e ameaça matar Optimus. Quando os Autobots são exilados, Starscream destrói a nave em que eles estavam, mas eles sobrevivem e caem no oceano.

Optimus usa um novo canhão para enfrentar os Decepticons em Washington, e depois usa a jetpack para matar Driller. Shockwave dispara nele e acaba o deixando preso em vários cabos por um longo tempo. Mas quando se liberta, Optimus parte para a batalha e mata diversos Decepticons usando todas as armas da sua jetpack, e usa um tipo de soco inglês para destruir Shockwave.

Em seguida, Optimus enfrenta Sentinel usando uma espada de energon e um machado de energon. Perde o braço direito durante a batalha e cai, mas como Megatron intervém, Optimus consegue se recuperar e mata o líder Decepticon arrancando sua cabeça com o machado e rouba seu canhão para matar Sentinel Prime.

Em Age of Extinction, Optimus agora, já se transformou-se num caminhão bem inferrujado o que faz referência dos anos 80. Mas agora, se transforma num novo Peterbilt 379 bem avançado e bem modificado, e já com m novo veículo, e o curioso, é Optimus agora possuí uma nova forma geral. Ele agora possí novas armas como uma espada cybertroniana que é guardada nas suas costas, e um novo escudo cybertroniano completamente diferente do que o do anterior do terceiro filme.

Os quatro filmes iniciam e terminam com uma narrativa de Optimus.

Transformers Prime[editar | editar código-fonte]

Em Transformers: Prime, Optimus Prime se transforma em um caminhão baseado na versão dos filmes, porém sem as chamas. No passado ele se chamava Orion Pax e era amigo de Megatron. Ao se tornar Optimus Prime pelo Conselho de Cybertron, Megatron se revoltou e criou os Decepticons. Optimus carrega a Matriz da Liderança no peito e a usa para derrotar Unicron, mas isso tem uma consequência muito alta e faz Optimus perder a memória.

Suas armas principais são dois canhões e duas espadas acopladas aos seus braços. Ele usa um trailer em apenas dois episódio da série.

Já em Transformers Prime Beast Hunters, Optimus adquiri uma nova forma veicular ganhando um Jet-Pack e dando-lhe a habilidade de voo, além de ficar mais alto e robusto e possuindo novas armas. Transformers Prime Beast Hunters - Predacons Rising, Optimus se sacrifica para salvar os outros Cybertronianos.

Em Transformers Prime Beast Hunters em um epsodio Bumblebee morre e ressuscita em segredo e mata Megatron tendo sua voz de volta graças a ciber-matéria do canhão de Megatron e a medicina de Ratchet

Referências

  1. Phillips, Daniel (13 de março de 2008). Rogue's Gallery: Megatron (em inglês). IGN. Página visitada em 30 de abril de 2013.