Transformers (série animada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Transformers
Transformers (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
País de origem  Estados Unidos
 Japão
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Toei Animation
Marvel Productions
Sunbow Productions
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão Fuji TV
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 17 de Setembro de 1984 - 11 de Novembro de 1987
Nº de temporadas 4
Nº de episódios 98
Cronologia
Último
Último
Beast Wars
Próximo
Próximo

Encomendada pela empresa americana Hasbro para divulgar sua nova linha de brinquedos, o desenho Transformers foi lançado em 1984 e foi febre entre a garotada da época. Este desenho possui algumas divergências e contradições, pelo fato de parte da série ter sido produzido pelos americanos e parte pelos japoneses.

Por ironia, a série demorou um pouco para ser transmitida no Japão. Ao ser transmitida no Japão, os executivos da Takara não gostaram muito do que viram e pediram para uma produtora refazer alguns capítulos. A diferença da versão americana com a japonesa são gritantes, sendo que os capítulos japoneses eram melhor produzidos.

Os americanos produziram os desenhos até 1987, referente a quarta temporada, que, aliás, possui apenas alguns capítulos. Deste ponto em diante, os japoneses passaram a produzir a série.

No Brasil, o desenho foi inicialmente transmitido pela Rede Globo aos domingos (por volta do meio-dia), e, depois, exibiram-no durante a semana no Xou da Xuxa. Foi exibido de meados de 1986 a 1989 e teve dublagem em Português realizada pelos estúdios da Herbert Richers.

Mas a série não durou muito. O desenho passou a dar pouco lucro e resolveram seguir apenas com o mangá. O último desenho produzido foi o OVA Transformer: Zone (1990), ficando um bom tempo sem lançar nada. Por causa desta pausa, os desenhos da primeira série até Zone são conhecidos como Generation 1 (G1).

Em 1993, nos Estados Unidos, houve uma tentativa de reviver o desenho animado, lançando o Transformer: Generation 2, um resumo da G1, apresentados pelos personagens da época, com alguns efeitos em 3D. Mas está série não foi muito bem aceita, encerrando de vez a série animada.

Porém, em 1996, a empresa americana Mainframe Entertainment Inc. apresentou a Hasbro um projeto inovador para a série em que seria utilizado apenas desenhos em 3D e animais. A Hasbro aprovou o projeto e lançou a série Beast Wars, sendo um dos maiores sucessos de Transformers.

Um ano depois, a série passou a ser transmitida no Japão, mas foi encerrada logo na primeira sessão (no episódio Other Voices), pois eles não gostaram muito e resolveram lançar, em 1997, um desenho em 2D chamado Beast Wars: The Second, seguindo uma realidade paralela da versão americana.

O sucesso foi tanto que rendeu um movie e uma continuação em 1998, chamada Beast Wars Neo. Porém, os brinquedos lançados pela série americana fizeram muito sucesso, fazendo com que os japoneses exibissem, em 1999, o restante de Beast Wars, mas com o nome de Beast Wars Metals.

Nos Estados Unidos, a série seguiu até o final, sendo reprisada infinitas vezes no canal de TV paga Cartoon Network. Em 2000, foi lançada a continuação Beast Machines (Beast Wars Returns no Japão). O desempenho desta série foi muito satisfatória, fazendo com que ambas empresas voltassem a produzi-la.

Em 2001, é lançada no Japão a série CarRobots, uma série que segue uma temática diferente, sendo completamente (ainda mais) direcionada ao público infantil, seguindo uma realidade alternativa. Está série também foi transmitida nos Estados Unidos como Robots In Disguise (RiD), pelo canal de TV paga Fox Kids, e no Brasil, também pela Fox Kids e pela Rede Globo.

Em 2002 é lançada no Estados Unidos a série Armada. Segue a mesma temática da série anterior, mas com um apelo comercial maior, trazendo robozinhos para colecionar. Mais tarde, esta série passou a ser transmitina no Japão, com o nome de Micron Legends. Porém, os japoneses não gostaram da qualidade de várias cenas. Estas cenas foram refeitas e inseridas no desenho.

Veja este exemplo. A imagem maior, a esquerda, é a cena refeita pelos japoneses, enquanto a cena da direita é a original americana.

Em 2004, é lançada no Japão a série Super Link, que firmaria um novo conceito de animação, unindo estilos 3D com 2D. Nesta série, a novidade é que alguns Autobots possuem a capacidade de se unir. Essa novidade é muito questionável, pois o conceito já havia sido utilizado durante a série Victory, com os componentes da Multiforce. Nos Estados Unidos está série foi chamada de Energon.

Em 2005 é lançada no Japão a série Galaxy Force, que segue o mesmo conceito de animação da série anterior. Nesta série, o apelo comercial fica por conta de umas chaves que, ao serem conectadas nos robôs, liberam recursos especiais. Nos Estados Unidos está série foi chamada de Cybertron.

O interessante é que os americanos alteraram algumas cenas do desenho, veja este exemplo. O desenho da esquerda é japonês e o da direito é americano. Talvez tenham feito está alteração para criar uma relação com o desenho Armada.

No final de 2007 foi lançada a série Transformers: Animated no Cartoon Network Americano, chegando no Brasil em Junho de 2008.

Series Americanas[editar | editar código-fonte]

Séries japonesas[editar | editar código-fonte]

  • Fight! Super Robot Life Transformer
  • Transformer: Scramble City - versão anime (OVA)
  • Transformer: Scramble City - versão diorama (OVA)
  • Transformer: The Movie
  • Transformer: 2010
  • Transformer: Headmasters
  • Transformer: Super God Masterforce
  • Transformer: Victory
  • Transformer: Zone (OVA)
  • Transformer: Beast Wars
  • Transformer: Beast Wars: The Second
  • Transformer: Beast Wars: The Second Movie
  • Transformer: Beast Wars Neo
  • Transformer: Beast Wars Metals
  • Transformer: Beast Wars Returns
  • Transformer: CarRobots
  • Transformer: Micron Legends
  • Transformer: Super Link
  • Transformer: Galaxy Force

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.