Saltar para o conteúdo

A trilogia dos Mosqueteiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Os romances de D'Artagnan)
Trilogie des Mousquetaires
A trilogia dos Mosqueteiros
Os três mosqueteiros, Huyot e Leloir (1894).
Criador(es) Alexandre Dumas
Auguste Maquet
Anos 18441850
Publicações impressas
Livros Os Três Mosqueteiros (1844)
Vinte Anos Depois (1845)
O Visconde de Bragelonne (1847)
Filmes e televisão
Filmes The Three Musketeers (1973)
The Three Musketeers (1993)
The Man in the Iron Mask (1998)
The Three Musketeers (2011)
D'Artagnan (2023)
Milady (2023)
Séries de televisão The Musketeers (2014)

A trilogia dos Mosqueteiros é uma série de romances históricos do romancista francês Alexandre Dumas.

Esta sequência de três livros narra a vida de D' Artagnan que deixa a sua terra natal para realizar o sonho dele : ser "Mosqueteiro do Rei" em Paris, local onde ele encontra a amizade e a aventure com três Mosqueteiros até a morte, anos depois. Assim como outras obras de Alexandre Dumas, o autor consegue reunir romance, aventura, intrigas políticas, perseguições, traumatismo craniano, terror psicológico, comédia, História.

Escrita por um dos nomes de maior respeito na literatura mundial, Alexandre Dumas, pai, que é considerado um dos primeiros a escrever os estilo literário conhecido como Romance histórico. Este é um ponto importante, pois a trilogia se baseia não só na vida de D'Artagnan mas na influência da situação política francesa do século XVII, na vida dele.

Trata-se da chegada do jovem D'Artagnan, apenas um mancebo, a cidade de Paris, a amizade dele com os três mosqueteiros, Athos, Porthos e Aramis e a política da época do Rei Luís XIII do Cardeal de Richelieu e da Rainha Ana de Áustria.

Trata-se de um D'Artagnan diferente, mais maduro, mais astuto e mais corajoso do que nunca, ele se envolve nas disputas políticas da Regência. A França divide-se em dois partidos: o de cardeal Jules Mazarin, que controla, em maior parte, a rainha Ana da Áustria, e o seu filho, o rei Luís XIV de França, que ainda não atingiu a maioridade; e o partido popular (La Fronde), com alguns dos mais importantes elementos da nobreza. D'Artagnan, como está ao serviço dos mosqueteiros reais, é obrigado a lutar pelo partido de Mazarin.

A política se torna ainda mais presente na vida de D'Artagnan e de seus amigos (do qual faz parte o "Homem da Máscara de Ferro"), que continua a separá-los. Conta a história de Raoul, o próprio Visconde de Bragelonne, filho do mosqueteiro Athos; a história do rei Luis XIV e sua amante, Louise de La Vallière; a história da retomada do trono inglês pelo príncipe Carlos II, após a derrota de Oliver Cromwell e a não menos importante história do irmão gêmeo de Luis XIV, Phillipe que foi trancado em uma masmorra com uma máscara de ferro.