Osborne 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Osborne 1
computador pessoal
Osborne-1 Portable Computer.jpg
Um computador Osborne 1 aberto ("série bronze"), pronto para uso. O computador se apóia no teclado, o qual faz parte da tampa.
Lançamento: abril de 1981 (32–33 anos)
Sistema operativo: CP/M 2.2
Microprocessador: Zilog Z80 em 4,00 MHz
Memória: 64 KiB
Portal Tecnologias da informação

O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custava US$ 1795, e utilizava o então popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas. Seu design deve muito ao Xerox NoteTaker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976.

Seu sucessor foi o Osborne Executive, mas não conseguiu igualar seu sucesso.

Software[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro microcomputador a ser vendido com aplicativos: o editor de texto WordStar, a planilha eletrônica SuperCalc e linguagens CBASIC e MBASIC eram líderes em seus respectivos nichos de mercado, com um valor no varejo de mais de US$ 2.000 se fossem comprados separadamente. O conteúdo exato do software incluído variava de acordo com a época da compra; por exemplo, o dBASE II não constava dos primeiros sistemas vendidos.

Nome do Programa Versão Fabricante Tipo de Programa Data Formato Cód. Produto Discos
CBasic/MBasic Microsoft Programa Comercial Disquete de 5 1/4" 301002-02D 1
Colossal Cave Jogo Disquete de 5 1/4"
Deadline Infocom Jogo Disquete de 5 1/4" 2
Dbase II Ashton-Tate Programa Comercial Disquete de 5 1/4"
Dbase II Tutor Ashton Tate Programa Comercial Disquete de 5 1/4" 6
Nominal Ledger 2.7 PeachTree Software Programa Comercial 1983 Disquete de 5 1/4" 2X09200-04 2
Purchase Ledger 2.7 PeachTree Software Programa Comercial 1983 Disquete de 5 1/4" 2X09200-04 2
Sales Ledger 2.7 PeachTree Software Programa Comercial 1983 Disquete de 5 1/4" 2X09200-04 2
Supercalc Sorcim Programa Comercial 1981 Disquete de 5 1/4" 301002-03 1
Wordstar 2.26 MicroPro Programa Comercial Disquete de 5 1/4" 1

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

UCP Zilog Z80 em 4,00 MHz
RAM 64 KiB
ROM 4 KiB
Teclado mecânico, 69 teclas, com teclado numérico reduzido
Display monitor monocromático de 5" embutido, 52×24 linhas
Som alto-falante interno
Portas porta IEEE-488 configurável como porta paralela, porta RS232 de 300 ou 1200 bauds, para uso com modem externo ou impressora serial
Armazenamento 2 acionadores de disquete de 5" 1/4, face simples, densidade simples, 91 KiB cada (densidade dupla disponível: 182 KiB)

Características[editar | editar código-fonte]

O Osborne 1 era alimentado por corrente alternada e não tinha bateria interna, embora uma bateria fabricada por terceiros logo tenha surgido, possibilitando trabalhar por uma hora com a máquina fora da tomada. Os primeiros modelos (gabinete bronze) funcionavam apenas em 120 V, enquanto que os modelos posteriores (gabinete azul) podiam ser ligados tanto em 120 V quanto em 230 V, 50 ou 60 Hz.

Periféricos[editar | editar código-fonte]

Estes periféricos não faziam parte da máquina básica, mas foram oferecidos por fornecedores independentes em várias épocas.

  • Monitor Monocromático Externo: usava conexões de sincronia e vídeo separados, ligados ao circuito de vídeo da placa-mãe.
  • Impressora Paralela de Matriz de Pontos (produzida pela Star)
  • Modem de 300 baud: encaixado numa das baias de drive, alimentação fornecida pela placa-mãe.

Um pequeno grupo de fornecedores pós-venda ofereciam outras expansões para o modelo básico, incluindo acionadores de disquete de densidade dupla produzidos por terceiros, HDs externos, vídeo em 80 colunas e até um RAM disk que podia ser encaixado numa das baias de drive.

Sistema Operacional[editar | editar código-fonte]

  • CP/M versão 2.2. Uma listagem completa do BIOS em ROM consta do manual técnico do Osborne.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Visto que o monitor do Osborne não dava suporte a gráficos de bitmap, os jogos tipicamente eram baseados em texto, como adventures do tipo Deadline ou versões em MBASIC de Colossal Cave Adventure estavam disponíveis para o Osborne. Como em outros computadores da época que não dispunham de um modo gráfico, alguns jogos shareware utilizavam-se de caracteres para compor imagens em movimento.

Ciclo de vida[editar | editar código-fonte]

No auge das vendas, a Osborne Computer Corporation chegou a comercializar 10.000 unidades do Osborne 1 por mês. A máquina foi amplamente imitada, a medida em que outros fabricantes de computadores começaram a oferecer computadores portáteis de baixo custo com software incluído. O Osborne 1 era aproximadamente do peso e tamanho de uma valise grande; uma das propagandas da época comenta que ele nem chegava a ocupar totalmente o espaço sob um assento de avião. Como tal, seria hoje classificado como computador "transportável" em vez de portátil. A popularidade do Osborne foi ultrapassada pelo similar Kaypro II, o qual tinha um monitor CRT muito mais prático de 9" que podia exibir o texto-padrão em 80 caracteres por 24 linhas, bem como disquetes de densidade dupla que podiam armazenar o dobro dos dados.

A Osborne Computer Corporation foi incapaz de responder efetivamente ao desafio da Kaypro até que a janela de mercado estivesse fechada e a época dos computadores de 8 bits e SO CP/M houvesse passado. As vendas do Osborne 1 foram também prejudicadas pelo anúncio prematuro de seu sucessor, o Osborne Executive (ver Efeito Osborne). Posteriormente, a Compaq lançou um computador portátil (o Compaq Portable) com um monitor de 9" e que foi um dos primeiros clones do IBM PC.

A Osborne Computer Corporation solicitou uma concordata preventiva em setembro de 1983. Na época, eles trabalhavam no projeto do Osborne Vixen, e o anúncio provocou nova queda nas vendas do Osborne 1. Em 1985, o Osborne-4 (Vixen) foi finalmente lançado, um equipamento bem menor e com o teclado fixo, atuando como um apoio para o gabinete. Este modelo não chegou a fazer muito sucesso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]