Paniculite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paniculite
Erythema induratum, um tipo de paniculite associado a tuberculose
Classificação e recursos externos
CID-10 M79.3
CID-9 729.3
DiseasesDB 29081
MeSH D015434
Star of life caution.svg Aviso médico

Paniculites são doenças caracterizadas por inflamação do tecido adiposo subcutâneo. Esses múltiplos nódulos subcutâneos macios e recorrentes que podem se tornar progressivamente mais escura e graves. [1]

A prevalência exata é desconhecida, mas menos de 100 casos foram relatados (na sua maioria de meia-idade e idosos). A infiltração da infecção envolve frequentemente os gânglios linfáticos, medula óssea e outros tecidos do sistema reticuloendotelial.

Causas[editar | editar código-fonte]

Pode ser causado por a doenças como tuberculose, gota, lepra, hepatite C, lúpus, febre reumática, colite ulcerosa, doença de Crohn, linfoma, sarcoidose, esclerodermia ou faringite. Pode ocorrer com ou sem vasculite.

Sinais e sintomas[editar | editar código-fonte]

Ocorre febre alta, mal-estar, pancitopenia, aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia) e úlceras mucosas são comuns como sintomas sistêmicos. A etiologia permanece obscura. Em mais de 50% dos casos, a doença ocorre em pacientes imunocomprometidos (aqueles com a doença de imunodeficiência, auto-imune ou doença hematológica) e é desencadeada por uma infecção (principalmente com um vírus da família do herpes-vírus).

O diagnóstico baseia-se nas características histológicas de infiltração de gordura. O diagnóstico diferencial inclui histiocitose maligna e vírus associados a síndrome hemofagocítica, bem como sistêmica Weber-Christian paniculite. Uma busca por pesquisas subcutâneas de linfoma de células T é obrigatória. Gerenciamento envolve o tratamento sintomático e quimioterapia sistêmica. Combinações de fármacos citotóxicos e imunossupressores têm sido relatados como eficientes.

Referências

  1. James, William D.; Berger, Timothy G.; et al. (2006). Andrews' Diseases of the Skin: clinical Dermatology. Saunders Elsevier. ISBN 0-7216-2921-0.