Febre reumática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Febre reumática (FR) é uma doença reumática, inflamatória, de origem autoimune, em resposta do organismo a infecções pelo estreptococo (Streptococcus pyogenes), do grupo A de Lancefield (classificação de grupos sorológicos, 20 em total).

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

A busca de um especialista é fundamental. Estabelecido o diagnóstico, a erradicação da infecção é feita com uma dose única de penicilina benzatina de acordo com a idade da pessoa. Pacientes alérgicos a penicilina têm como alternativa a eritromicina por 10 dias.

O repouso é recomendado por um período de 2 a 3 meses. O paciente com poliartrite sem cardite deve fazer uso de anti-inflamatório não hormonal, como ácido acetilsalicílico (AAS®, Aspirina®) por 2 semanas e reduzir a dose gradativamente até completar os meses de repouso recomendados.

A cardite exige o uso de anti-inflamatório mais poderoso. É recomendada terapia corticosteroide, bem como fármacos específicos, se houver insuficiência cardíaca. A coreia é tratada com repouso absoluto e tranquilizante para pacientes com distúrbio do comportamento.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Pode ser estabelecido mediante a avaliação das manifestações clínicas associadas à comprovação da infecção estreptocócica anterior. A ausência desta última diminui a probabilidade da doença, exceto em casos de manifestações tardias, como exemplo as da coreia (movimentos involuntários abruptos: flacidez muscular, dificuldades na fala — disartria). Pode ainda ser feita uma dosagem de estreptolisina O, por ser um marcador fiável de infecção por Streptococcus pyogenes(exceto nas infecções cutâneas onde esta toxina não é produzida).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.