Vasculite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vasculite ou angiite é o nome dado a uma inflamação em vaso sangüíneo. Geralmente provoca danos ao revestimento do vaso, causando seu estreitamento ou obstrução, e assim limitando ou interrompendo o fluxo sangüíneo. Se não for tratada, poderá gerar isquemia e, conseqüentemente, possíveis danos ou até mesmo destruição dos tecidos abastecidos por esses vasos afetados.

É causada, na maioria dos casos, por corpos diminutos presentes no sangue em circulação. Estes corpos são formados por antígenos (materiais estranhos, como os componentes de microrganismos) ligados a anticorpos que se formaram em defesa do organismo.

A vasculite é também sintoma de várias doenças, como: periarterite nodosa, eritrema nodoso, púrpura de Schönlein-Henoch, doença do soro, arterite temporal e doença de Buerger.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

O tratamento é direcionado à causa primária do desenvolvimento da inflamação. Entretanto, na maioria dos casos são administrados esteróides, se a motivo inicial for devido a dano no sistema imunológico. Imunossupressores também poderão ser recomendados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre doenças é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.