Urticária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Urticária
Urticária nas costas, causada por alergia.
Classificação e recursos externos
CID-10 L50
CID-9 708
DiseasesDB 13606
MedlinePlus 000845
MeSH D014581
Star of life caution.svg Aviso médico

Urticária é o nome que é dado a um tipo de erupção cutânea, pruriginosa, caracterizada por placas salientes, que se assemelham às produzidas pela urtiga.

O aparecimento de urticárias pode ser causado pelo contacto direto com substâncias alérgicas, como resposta do sistema imunológico à ingestão de algumas comidas ou pelo estresse, a urticária também é comum em pessoas imunodeprimidas como portadores da AIDS e outras doenças.

Sua principal causa é a liberação da substância histamina, um alérgico de defesa do organismo. Em infecções virais, notoriamente nos casos de hepatite A, B e C, sua duração é curta e desaparece tão logo com a icterícia. Já em reações alimentares, termina com a eliminação do alérgeno pelo organismo. Verminoses com penetração cutânea podem causar tal efeito, principalmente em membros inferiores.

Há também uma relação entre a urticária e o estímulo solar. Acredita-se que as radiações mais energéticas estimulem a liberação de histamínicos. Por fim, pode ser causada por remédios, pois a hipersensibilidade também desencadeia processos no sistema imunológico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.