Eritrasma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eritrasma
Classificação e recursos externos
CID-10 L08.1
CID-9 039.0
DiseasesDB 29630
MedlinePlus 001470
MeSH D004894
Star of life caution.svg Aviso médico

Eritrasma é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium minutissimum que geralmente atinge as camadas externas da pele. Esta infecção é mais comum em pacientes adultos e que estejam com diabetes, sendo mais frequentes nas regiões tropicais[1] .

Da mesma forma que uma infecção por fungos, o eritrasma é mais comum aparecer nas partes do corpo onde duas partes de peles tem contatos entre si, como debaixo dos seios, nas axilas, nos espaços entre os dedos dos pés e na zona genital, especialmente nos homens, na região do escroto. As infecções podem formar placas irregulares e avermelhada que depois de um tempo, elas podem mudar em finas escamas de cor pardacenta. Em algumas pessoas a infecção vai do tronco até à região anal[2] .

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Os resultados através dos exames podem ser alcançados rapidamente, uma vez que a bactéria C. minutissimum tem um brilho característico de cor vermelho coral quando observadas sob a luz ultravioleta[1] .

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento desta doença é realizado através de antibióticos, como a eritromicina ou tetraciclina, juntamente com o uso de sabão antibacteriano. Há uma grande chance da infecção voltar em 6 meses a 1 ano, sendo necessário um novo tratamento[1] .

Referências

  1. a b c Débora Carvalho Meldau. Eritrasma. Página visitada em 01 de Agosto de 2012.
  2. Eritrasma. Página visitada em 01 de Agosto de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.