Sândalo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Myroxylon balsamum)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSantalum album
sândalo
S. album (gravura de Köhlers Medizinal Pflanzen).
S. album (gravura de Köhlers Medizinal Pflanzen).
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Santalales
Família: Santalaceae
Género: Santalum
Espécie: S. album
Nome binomial
Santalum album
L.

O sândalo (Santalum album) é uma árvore originária da Índia e outras partes da Ásia. Atualmente, também é plantada em outros lugares do mundo, em especial na América. A sua madeira é conhecida por seu entalhe para esculturas e porque, dela, se obtêm óleos voláteis que são usados em perfumaria. Tanto o óleo extraído do sândalo quanto o perfume que é fabricado a partir do óleo também recebem o nome de "sândalo".[1] O sândalo originário da Índia é a que produz a melhor madeira e os melhores óleos aromatizantes. As espécies que são cultivadas no resto do mundo não são tão próximas à espécie indiana, porém também recebem o nome de "sândalo" e sua madeira é, também, aromática.

Na Índia, o sândalo é uma árvore sagrada, e o governo a tem declarado como "propriedade nacional" para preservá-la da depredação à qual tem sido exposta. Só é permitido o seu corte quando o exemplar possuir mais de trinta anos, momento em que naturalmente começa a morrer. Um tronco do sândalo demora 25 anos para adquirir um diâmetro de 6 centímetros.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Sândalo" se originou do sânscrito xandana através do persa xändäl, do árabe sandal e do grego médio sandalon.[1]

Arbusto de sândalo do Havaí.

A madeira[editar | editar código-fonte]

A madeira do sândalo, quando recém-cortada, apresenta coloração amarela, porém, com o tempo, adquire uma coloração marrom mais escura. Quando seca, não se racha; é de fácil tratamento em carpintaria e fumega com facilidade. É uma madeira dura, de densidade 950 quilogramas por metro cúbico, que seca lentamente, e é resistente a fungos e insetos.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Os óleos obtidos da destilação da casca da madeira, do seu miolo e das raízes são utilizadas em perfumaria.

É usado em rituais como aromatizante (incenso) para alcançar a harmonia espiritual.

A madeira pode ser usada para produzir esculturas, caixas, pentes para ornar cabelos e outros objetos pequenos. Também é muito utilizada na confecção do japamala, o rosário hindu utilizado para meditação, ascensão espiritual e proteção energética.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 545.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sândalo
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Sândalo
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Santalales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.