Parque Dois Irmãos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa do Parque Dois Irmãos (2007)

O Parque Dois Irmãos é um parque, horto, jardim botânico e zoológico e reserva ambiental, localizado no Recife - PE. O Parque tem uma área de 384,42 hectares, sendo 14 hectares de zoológico.

A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. O Parque possui cerca de 600 animais entre aves, répteis, mamíferos e peixes distribuídos em mais de 200 espécies.

O Parque Dois Irmãos representa os zôos do Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.

No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zôo deixe de ser "vitrine de animais" para se transformar em centro de conservação da natureza.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado inicialmente como Horto Florestal de Dois Irmãos em 1916, foi criado 1939 o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos. Seu primeiro diretor foi Vasconcelos Sobrinho, um professor, engenheiro agrônomo e ecólogo brasileiro. Transformado em Reserva Ecológica pela Lei nº 9.989 de 13 de janeiro de 1989 o jardim passou a denominar-se Parque Dois Irmãos em 1997.1

Características[editar | editar código-fonte]

Parque e reserva[editar | editar código-fonte]

Como um parque, Dois Irmãos oferece uma variedade de diversões e lazer para adultos e crianças incentivando o interesse em conservação do ambiente. Um exemplo são desenhos de um elefante, um camelo, um hipopótamo, uma capivara e um macaco, para que as pessoas possam comparar sua altura com a de um desses animais. No fim do parque, entre o fim do zoológico e o começo da reserva ambiental, há um parque para crianças que recria o cenário de uma pequena vila.

De seus 384,42 hectares, o Parque Dois Irmãos apresenta 350,10 hectares de reserva ambiental. O parque e a reserva são separados por arames, e os animais mantidos na reserva não podem ser mantidos em cativeiro pelo zoológico. De terça a sexta, a partir das 5:30h da manhã, os guias do parque oferecem trilhas ambientais pela mata atlântica, abertas ao público.

Jardim botânico e zoológico[editar | editar código-fonte]

O Parque Dois Irmãos apresenta uma área que circunda todo o parque, onde há uma variedade de plantas. Vitórias-régias, samambaias, coqueiros, macieiras, mangueiras e outras, que acabam inclusive por atrair animais da natureza, não mantidos em cativeiro.

O zoológico do Parque Dois Irmãos apresenta 84 espécies e mais 200 exemplares de cada espécie.2

Horto[editar | editar código-fonte]

Não confundir com o jardim botânico. Como horto, o Dois Irmãos apresenta junto da área do jardim botânico uma variedade de flores. Margaridas, rosas e mesmo lavandas são cultivados no horto. A cada ano, novas espécies de flores são plantadas.

Referências

  1. parquedoisirmaos.pe.gov.br: Histórico, acessado em 2 de dezembro de 2009
  2. parquedoisirmaos.pe.gov.br: Nossos Bichos, acessado em 2 de dezembro de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]