Jardim Botânico de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim Botânico de São Paulo
Estufas do Jardim Botânico
Localização Água Funda
Inauguração 1938
Coordenadas 23° 38' 30.7" S 46° 37' 14.2" O

O Jardim Botânico de São Paulo é um órgão público e centro de pesquisas paulista voltado ao estudo dos grupos de plantas e fungos e às suas relações com o meio ambiente. Também atua buscando preservar e incentivar a preservação e o uso sustentável tanto da biodiversidade paulista (conservação in-situ) quanto da brasileira (conservação ex-situ).[1]

O Jardim Botânico integra a estrutura do Instituto de Botânica,[2] que por sua vez está sediado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI):[3] uma zona de preservação da Mata Atlântica.

História[editar | editar código-fonte]

A partir de 1893, o governo do estado de São Paulo passou a reaver as propriedades da região com o intuito de criar uma área de preservação e, deste modo, proteger as nascentes do riacho do Ipiranga e a Mata Atlântica. Essa área de preservação, agora de propriedade do governo do estado, passou a ser denominada Parque do Estado.[4] Em 1917 a região já era totalmente propriedade do governo do estado, que passou a usar a água das nascentes para abastecer o distrito do Ipiranga, situação que perdurou até 1928.[carece de fontes?] Em 1938, com a criação do Departamento de Botânica, o jardim foi oficializado.[3] Em 1942 o Departamento de Botânica passou a denominar-se Instituto de Botânica e a estrutura administrativa do Jardim Botânico foi então formalmente definida.[5] Em 1969, a área de preservação até então conhecida como "Parque do Estado" passou a ser oficialmente denominada Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.[6]

Instalações[editar | editar código-fonte]

NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jardim Botânico de São Paulo
Bambus asiáticos Bambusa vulgaris no Jardim Botânico de São Paulo.

O Jardim Botânico de São Paulo possui as seguintes instalações:

Referências

  1. Estado de São Paulo. Missão Jardim Botânico de São Paulo. Visitado em 18 de novembro de 2014.
  2. Estado de São Paulo. Organograma Instituto de Botânica de São Paulo. Visitado em 18 de novembro de 2014.
  3. a b Estado de São Paulo (9 de novembro de 1938). Decreto nº 9.715 Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Visitado em 18 de novembro de 2014. "Cria, na Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, o Departamento de Botânica"
  4. Estado de São Paulo. Saiba mais sobre o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Condepefi). Visitado em 18 de novembro de de 2014.
  5. Estado de São Paulo (7 de janeiro de 1942). Decreto-Lei nº 12.499 Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Visitado em 18 de novembro de 2014. "Organiza o Instituto de Botânica e dá outras providências"
  6. Estado de São Paulo (12 de agosto de 1969). Decreto nº 52.281 Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Visitado em 18 de novembro 2014. "Cria o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]