Parque Cemucam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Cemucam
Parque Cemucam
Uma trilha do parque.
Localização Rua Mesopotânia, s/nº (Jardim Passárgada) - Cotia, SP
Tipo Público
Área 904.7 mil m²
Inauguração 1968 (56 anos)
Administração SVMA

Cemucam (Centro Municipal de Campismo) é um parque pertencente à Prefeitura de São Paulo, mas situado fora da área do município. É o único parque da cidade com essas características. Localizado no município de Cotia, a oeste da capital, é uma opção para passeios, churrascos ou piqueniques, caminhadas, lazer contemplativo e descanso.

Características[editar | editar código-fonte]

O Cemucam foi criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender aos escoteiros. Foram identificadas aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. Avifauna bastante diversificada incluindo tanto espécies florestais quanto de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção - gavião-pega-macaco, araponga e cuíca "catita" (pequeno marsupial). Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos – pássaros da família do bem-te-vi), sanhaçus, saíras e saís consistem nos grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. Há borboletas como a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto.

A vegetação é composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos, gramados e o Viveiro Harry Blossfeld, que produz espécies arbóreas e palmeiras para uso em São Paulo. Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados.

A área do parque é de 904.691 m².

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O parque conta com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, mesas, bancos, sanitários, bebedouros, campo de futebol, quadra poliesportiva, circuito de mountain bike, paraciclos,[1] pista de Cooper, pista de caminhada, trilhas, playgrounds, gramado para piquenique e bosque, além do Viveiro Harry Blossfeld, especializado em produção de mudas de espécies arbóreas e palmáceas, que foi criado em fevereiro de 1969, pelo botânico Harry Blossfeld. Atualmente, o viveiro ocupa uma área de 665.000 m², distribuídos em depósito de mudas, estufins e sementeiras, quadras de formação e fragmento de Mata Atlântica, em parte remanescente e em parte implantado.

Movimento contra a doação do parque para o município de Cotia[editar | editar código-fonte]

No dia de 16 abril de 2013, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito da capital, Fernando Haddad, declarou que enviaria à Câmara Municipal um projeto de lei referente à doação da área do Cemucam ao vizinho município de Cotia.[2][3] Em 1º de outubro de 2013, na Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada uma audiência pública para discussão do projeto de doação da área. Segundo os representantes da Prefeitura da cidade, com a doação pretendia-se reduzir os gastos com a manutenção dos parques municipais. Vereadores presentes à audiência se manifestaram contrários à doação, assim como representantes de movimentos sociais, como Movimento em Defesa da Granja Viana), Transition Towns Granja Viana e a Rede Nossa São Paulo - segundo os quais o município de Cotia não teria condições de manter o parque.[4]

Afinal a doação do Cemucam não se concretizou. O parque continua a ser administrado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da capital.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Paraciclos». www.cicloativismo.com 
  2. Prefeitura Municipal de Cotia. «Carlão Camargo é empossado vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)» 
  3. «Prefeitura de SP quer doar viveiro de árvores que abastece capital a Cotia». www1.folha.uol.com.br . Por Eduardo Geraque. Folha de S. Paulo, 31 de maio de 2013.
  4. «Reunião na Câmara de SP discute doação do Cemucam». www.jornaldaqui.com.br . Jornal d'aqui, 2 de outubro de 2013.
  5. «Programação especial comemora aniversário do Parque Cemucam». www.prefeitura.sp.gov.br . Portal da Prefeitura de São Paulo. Secretaria do Verde e Meio Ambiente, 7 de março de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]