Rua Vergueiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Vergueiro
Rua Vergueiro
Rua Vergueiro próximo a estação Chácara Klabin do metrô.
Rua Vergueiro
Nomes anteriores Estrada do Vergueiro
Extensão aprox. 9.200
Início Avenida da Liberdade
Subprefeitura(s)
Vila Mariana
Ipiranga
Distrito(s) Liberdade, Vila Mariana, Ipiranga, Cursino e Sacomã
Bairro(s) Liberdade, Paraíso, Jardim Vila Mariana, Chácara Klabin, Vila Firmiano Pinto, V. Dom Pedro I, Vila Gumercindo e Vila Vera
Fim Rodovia Anchieta

A rua Vergueiro é uma importante rua da cidade de São Paulo.

Seu nome é uma homenagem a José Vergueiro[1], responsável pela construção da variante da Rodovia Caminho do Mar na década de 1860, a Estrada do Vergueiro, que em seu trecho paulistano coincide com a referida rua.

Características[editar | editar código-fonte]

Possui mais de 9 km de comprimento, com duas pistas em seus 2,8 km iniciais e canteiro central em alguns trechos.

Trata-se de uma via bastante extensa, que começa no distrito da Liberdade (centro), corta o distrito de Vila Mariana, e alguns quilômetros adiante termina no distrito de Sacomã, na zona sul.

Encontram-se com a Vergueiro vias importantes como Avenida da Liberdade, Avenida Bernardino de Campos (que faz ligação direta com a Avenida Paulista), Avenida Doutor Ricardo Jafet, Rua Santa Cruz, Avenida Dr. Gentil de Moura e Avenida Presidente Tancredo Neves.

É a única via da cidade a ser servida por três linhas de metrô diferentes. Sob a rua Vergueiro passam trechos das linhas 1-Azul, 2-Verde e 5-Lilás do Metrô. As estações São Joaquim[2], Vergueiro[3], Paraíso[4], Ana Rosa[5] e Chácara Klabin[6] dão acesso à rua. Futuramente, a 6-Laranja atenderá a rua, através da Estação São Joaquim.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um logradouro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.