Praça do Patriarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Praça do Patriarca é um logradouro situado no Centro Histórico da cidade brasileira de São Paulo.

Praça do Patriarca, Igreja de Santo Antônio

É uma das praças mais antigas da cidade, estando situada no histórico distrito da . A sua denominação homenageia o "Patriarca da Independência", José Bonifácio de Andrada e Silva. Começou a ser construida por volta do ano de 1912 com a demolição de antigos casarões localizados entre a Ruas São Bento e Líbero Badaró, na continuidade das Ruas Direita e da Quitanda.

Praça do Patriarca 02.JPG

Em 1922, recebeu o nome de "Praça Patriarca José Bonifácio", nome este simplificado para "Praça do Patriarca" em 1953, porque assim era chamada pela população.

A praça dá acesso a importantes pontos do Centro da cidade, como: Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Rua Líbero Badaró, Rua Direita, Rua São Bento, Rua da Quitanda, Rua XV de Novembro, dentre outros. Na esquina com a Ladeira Dr. Falcão, se encontra a sede da Prefeitura Municipal de São Paulo instalada no Edifício Matarazzo. Na região se localiza o prédio do Othon Palace Hotel, e o Edifício Barão de Iguape, o Edifício Sampaio Moreira entre outros tantos. A Igreja de Santo Antônio, está na praça.

Na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945), foi construída uma passagem subterrânea entre a mesma e o Vale do Anhangabaú que, mais tarde, receberia o nome de Galeria Prestes Maia.

A última grande remodelação ocorreu em 2002, com a retirada dos pontos de ônibus, a reurbanização e a construção de um portal, pela Prefeita Marta Suplicy.

Fonte[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma praça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

laricolico3333