Aquário de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aquário de São Paulo
Inauguração 2006
Website www.aquariodesaopaulo.com.br
Geografia
País  Brasil
Cidade São Paulo

O Aquário de São Paulo é um oceanário localizado no distrito do Ipiranga, zona sudeste da cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Inaugurado no dia 6 de julho de 2006 (8 anos), o complexo passou por uma reforma, tendo 2.000 m² antigamente, mas passando a possuir 8.000 m² de área construída.[1] É o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar.

O aquario abriga ainda um aquário de água salgada, revestido de vitrines transparentes de acrílico, que permitem uma visão completa dos tubarões.[2]

Animais raros[editar | editar código-fonte]

O aquário leva o público visitante a conhecer animais raros e curiosos como:

É possível tirar fotos dos animais expostos, sem flash

Ursos polares[editar | editar código-fonte]

Urso-polar (Aquário de SP)

Os ursos polares Aurora e Peregrino, respectivamente com 4 e 5 anos, são os mais novos moradores do Aquário de São Paulo, no Ipiranga. O casal, que desembarcou no Brasil em dezembro do ano passado, serão expostos ao público a partir de quinta-feira (16).

Nascidos na fria Rússia, os mamíferos são os primeiros de sua espécie no país. Apesar da diferença climática entre a terra natal deles e o Brasil, os ursos, que juntos pesam 730 kg, não tiveram problemas para se adaptar à sua nova casa. Eles ficarão em um recinto de 1.500 metros quadrados, com temperatura entre -15°C e -5°C.Pesquisas sobre animais oriundos das regiões polares do planeta terra apontam que o território para a reprodução e a qualidade de vida desses ursos é de 200.000 a 1.000.000 de metros quadrados, com temperaturas que podem variar -50°C a -5°C e com variações luminosas de 24h de sol no verão e 24h de sol no inverno. No seu habitat os ursos se alimentam do couro das focas. Na natureza, eles pisam no gelo e seu faro é usado para identificar as focas que circulam na água. Fora de seu habitat, não aprendem a buscar seu alimento[4] . Um urso polar adulto pode chegar a caminhar até 30 Km todo dia por até semanas. Os ursos polares não hibernam. Os 25.000 ursos restantes no planeta habitam países como a Rússia, Canadá, Estados Unidos e Groelândia. Em 2008, os Estados Unidos declararam o uso polar do Alasca espécie em extinção[5] .[6]

Referências

3. http://ciresra.colodo.edu/

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.