Zona Sudeste de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sudeste
Tatuapé visto do Cemitério da Quarta Parada.
Área 128 km²
População 1.494.770 hab. (2008)
Renda média R$ 1.341,40
Subprefeituras Mooca, Aricanduva, Vila Prudente e Ipiranga
Zonas de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

A região sudeste de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Mooca, de Aricanduva, de Vila Prudente e do Ipiranga.[1] Forma com as zona leste 1 e zona leste 2 a macro-zona conhecida simplesmente como "zona leste", à exceção da subprefeitura do Ipiranga.[2]

De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1.522.997 habitantes e renda média por habitante de R$ 1.341,40.[3]

A região é a mais desenvolvida da zona leste da cidade, contando com um alto grau de verticalização em determinados pontos dos distritos do Tatuapé, Água Rasa, Ipiranga, Mooca, Vila Formosa e Vila Prudente. Suas principais vias são as avenidas Salim Farah Maluf, que faz a ligação da Vila Prudente com a Marginal Tietê no Tatuapé, Luís Inácio de Anhaia Melo, que liga os distritos da Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, Vereador Abel Ferreira, liga os distritos da Água Rasa e Vila Formosa, avenida Sapopemba, a maior avenida do Brasil, que tem início na Água Rasa e término no município de Ribeirão Pires, avenida Aricanduva, liga a região sudeste à zona leste 1, Radial Leste, faz a ligação da zona leste e do centro, e a avenida do Estado, liga a Marginal Tietê ao município vizinho de Santo André, passando pelo centro, Ipiranga, Vila Prudente, São Caetano do Sul e chegando à Santo André.

Subprefeitura da Mooca[editar | editar código-fonte]

Compreende a região formada pelos distritos da Mooca, Brás, Belém, Pari, Água Rasa e Tatuapé. É a mais desenvolvida, contando com estações de metrô, verticalização, e uma intensa urbanização, que faz com que se perca a noção dos limítes físicos de seus distritos. Está próxima ao centro, por isso concentra uma maior movimenteção em suas vias, e um processo maior de desenvolvimento. Os principais pontos de destaque da região são: o Shopping Anália Franco, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, o bairro do Jardim Anália Franco, uma das regiões mais nobres da cidade fora do centro expandido, e o Parque CERET.

Água Rasa, hoje, uma das regiões mais valorizadas da zona leste da cidade.
Água Rasa, hoje, uma das regiões mais valorizadas da zona leste da cidade.

Subprefeitura da Vila Prudente[editar | editar código-fonte]

Jardim Avelino visto da divisa da Água Rasa e Vila Prudente. Atualmente, o bairro é uma das regiões mais valorizadas da zona leste da cidade.

Compreende a região formada pelos distritos da Vila Prudente, Sapopemba e São Lucas. É uma região que está sofrendo uma forte transformação em seu tecido urbano, na região da Vila Prudente e São Lucas, com a construção do Expresso Tiradentes e da Estação Vila Prudente. O bairro do Jardim Avelino, na Vila Prudente, está sendo alvo de uma forte especulação imobiliária, com a construção de vários condomínios verticais de alto padrão, além de ser um dos bairros mais arborizados da zona leste. Atualmente, é um dos bairros mais nobres da Zona Leste paulistana.

Na região ainda se encontra o Central Plaza Shopping, e diversas agências de automóveis na Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello.

Apesar do desenvolvimento da área, Sapopemba, o distrito mais próximo da periferia leste da cidade, apesar de estar a uma grande distância dos bairros periféricos, é um distrito horizontal de classes média baixa e baixa.

Subprefeitura do Ipiranga[editar | editar código-fonte]

Museu do Ipiranga, um dos mais renomados pontos turísticos da cidade.

Compreende a região formada pelos distritos do Ipiranga, Cursino e Sacomã.

É uma região em desenvolvimento, e fica próxima da Zona Sul, a qual muitas vezes é confundida. No Ipiranga, está localizada a maior favela de São Paulo, a Vila Heliópolis, a qual compreendia uma grande área que hoje é definida pelo Sacomã. Passou por um intenso processo de urbanização, e hoje concentra uma área verticalizada, com condomínios populares e diversas ações sociais, diminuindo a área horizontal, carente e desorganizada formada pela favelização.

Tem destaque para o Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Expresso Tiradentes, Zoológico de São Paulo, Museu de Zoologia da USP, Centro de Exposições Imigrantes e acesso às rodovias Anchieta e Imigrantes.

Subprefeitura do Aricanduva[editar | editar código-fonte]

Compreende a região formada pelos distritos de Aricanduva, Carrão e Vila Formosa. Está sofrendo um intenso processo de urbanização e verticalização. Em destaque está o Cemitério de Vila Formosa, o maior da América Latina, o CERET e o Jardim Anália Franco, que são locais contíguos a outros distritos da subprefeitura da Mooca, devido à urbanização dos tecidos urbanos contíguos. Está tendo um forte desenvolvimento, devido à ocupação de outras regiões da cidade estarem atingindo seu ponto máximo.

Skyline do Jardim Anália Franco, um dos bairros mais nobres da Zona Leste paulistana.
Skyline do Jardim Anália Franco, um dos bairros mais nobres da Zona Leste paulistana.

Referências