Zona Sudeste de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sudeste
Tatuapé visto do Cemitério da Quarta Parada.
Área 128 km²
População 1.494.770 hab. (2008)
Renda média R$ 1.341,40
Subprefeituras Mooca, Aricanduva, Vila Prudente e Ipiranga
Zonas de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

A região sudeste de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Mooca, de Aricanduva, de Vila Prudente e do Ipiranga.[1] Forma com as zona leste 1 e zona leste 2 a macro-zona conhecida simplesmente como "zona leste", à exceção da subprefeitura do Ipiranga.[2]

De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1.522.997 habitantes e renda média por habitante de R$ 1.341,40.[3]

A região é a mais desenvolvida da zona leste da cidade, contando com um alto grau de verticalização em determinados pontos dos distritos do Tatuapé, Água Rasa, Ipiranga, Mooca, Vila Formosa e Vila Prudente. Suas principais vias são as avenidas Salim Farah Maluf, que faz a ligação da Vila Prudente com a Marginal Tietê no Tatuapé, Luís Inácio de Anhaia Melo, que liga os distritos da Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, Vereador Abel Ferreira, liga os distritos da Água Rasa e Vila Formosa, avenida Sapopemba, a maior avenida do Brasil, que tem início na Água Rasa e término no município de Ribeirão Pires, avenida Aricanduva, liga a região sudeste à zona leste 1, Radial Leste, faz a ligação da zona leste e do centro, e a avenida do Estado, liga a Marginal Tietê ao município vizinho de Santo André, passando pelo centro, Ipiranga, Vila Prudente, São Caetano do Sul e chegando à Santo André.

Subprefeitura da Mooca[editar | editar código-fonte]

Compreende a região formada pelos distritos da Mooca, Brás, Belém, Pari, Água Rasa e Tatuapé. É a mais desenvolvida, contando com estações de metrô, verticalização, e uma intensa urbanização, que faz com que se perca a noção dos limítes físicos de seus distritos. Está próxima ao centro, por isso concentra uma maior movimenteção em suas vias, e um processo maior de desenvolvimento. Os principais pontos de destaque da região são: o Shopping Anália Franco, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, o bairro do Jardim Anália Franco, uma das regiões mais nobres da cidade fora do centro expandido, e o Parque CERET.

Água Rasa, hoje, uma das regiões mais valorizadas da zona leste da cidade.

Subprefeitura da Vila Prudente[editar | editar código-fonte]

Jardim Avelino visto da divisa da Água Rasa e Vila Prudente. Atualmente, o bairro é uma das regiões mais valorizadas da zona leste da cidade.

Compreende a região formada pelos distritos da Vila Prudente, Sapopemba e São Lucas. É uma região que está sofrendo uma forte transformação em seu tecido urbano, na região da Vila Prudente e São Lucas, com a construção do Expresso Tiradentes e da Estação Vila Prudente. O bairro do Jardim Avelino, na Vila Prudente, está sendo alvo de uma forte especulação imobiliária, com a construção de vários condomínios verticais de alto padrão, além de ser um dos bairros mais arborizados da zona leste. Atualmente, é um dos bairros mais nobres da Zona Leste paulistana.

Na região ainda se encontra o Central Plaza Shopping, e diversas agências de automóveis na Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello.

Apesar do desenvolvimento da área, Sapopemba, o distrito mais próximo da periferia leste da cidade, apesar de estar a uma grande distância dos bairros periféricos, é um distrito horizontal de classes média baixa e baixa.

Subprefeitura do Ipiranga[editar | editar código-fonte]

Museu do Ipiranga, um dos mais renomados pontos turísticos da cidade.

Compreende a região formada pelos distritos do Ipiranga, Cursino e Sacomã.

É uma região em desenvolvimento na Zona Sul de São Paulo. No Ipiranga, está localizada a maior favela de São Paulo, a Vila Heliópolis, a qual compreendia uma grande área que hoje é definida pelo Sacomã. Passou por um intenso processo de urbanização, e hoje concentra uma área verticalizada, com condomínios populares e diversas ações sociais, diminuindo a área horizontal, carente e desorganizada formada pela favelização.

Tem destaque para o Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Expresso Tiradentes, Zoológico de São Paulo, Museu de Zoologia da USP, Centro de Exposições Imigrantes e acesso às rodovias Anchieta e Imigrantes.

Subprefeitura do Aricanduva[editar | editar código-fonte]

Compreende a região formada pelos distritos de Aricanduva, Carrão e Vila Formosa. Está sofrendo um intenso processo de urbanização e verticalização. Em destaque está o Cemitério de Vila Formosa, o maior da América Latina, o CERET e o Jardim Anália Franco, que são locais contíguos a outros distritos da subprefeitura da Mooca, devido à urbanização dos tecidos urbanos contíguos. Está tendo um forte desenvolvimento, devido à ocupação de outras regiões da cidade estarem atingindo seu ponto máximo.

Skyline do Jardim Anália Franco, um dos bairros mais nobres da Zona Leste paulistana.

Referências