Parque da Independência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Parque da Independência
Vista aérea do Museu do Ipiranga
Localização Ipiranga, São Paulo, Brasil
Tipo Público
Área 184.830 m²
Inauguração 1975
Administração Governo do Estado de São Paulo
Nº de visitas anuais 5h às 20h

O Parque da Independência, inaugurado em 1988 no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito.

História[editar | editar código-fonte]

Riacho do Ipiranga, cruzando o Parque da Independência, onde foi proclamada a independência brasileira em 1822.

Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822. O Parque abriga o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, a Casa do Grito além do Monumento à Independência – uma estátua em homenagem ao "grito do Ipiranga", de autoria do italiano Ettore Ximenez.

Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um museu de zoologia. Localizado em terreno rebaixado, o jardim proporciona grande impacto visual em conjunto com o prédio do Museu.

O parque é tombado pelo CONDEPHAAT pela Resolução de 2 de abril de 1975, Processo SET nº 8.486/79, e pelo CONPRESP – Resolução nº 05/91 tombamento "ex-offício" e seu uso é regulamentado pelo Decreto nº 25.871 de 6 de maio de 1988. Em 3 de outubro de 1986, o governo estadual passou a administração das áreas que compõem o parque (exceto o Museu Paulista) à prefeitura.

O Decreto nº 25.871/1988 foi Revogadoem 2010.

Características[editar | editar código-fonte]

Parque da Independência com o Monumento à Independência do Brasil ao fundo.

O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.

Possui três entradas, Praça Cívica para apresentações com capacidade para 1.000 pessoas, estacionamento para 150 veículos, heliponto, 36 lixeiras, 25 bancos, sanitário, três bebedouros, bicicletário para 10 vagas e dois comedouros para pássaros.

Desde de 2013 está instalado o Grupo Escoteiro Roama - 354/SP (www.geroama.com.br) - Escoteiros do Brasil, que realiza suas atividades no Parque aos Sábados das 9 as 12 horas.[1]

Atividade escoteria no Parque da Independencia do Grupo Ecoteiro Roama - 354/SP - www.geroama.com.br

Flora[editar | editar código-fonte]

Os “jardins franceses”, localizados logo à frente do Museu, são caracterizados por topárias de buxos e azaléias, que delimitam canteiros de rosas, palmeiras e ciprestes. Atrás do Museu, encontra-se um denso bosque onde funcionava o antigo Horto do Ipiranga, parte integrante das pesquisas em botânica do museu, que posteriormente originaram o Instituto de Botânica, na Água Funda. Nesse bosque podem ser encontradas espécies nativas como guapuruvu, pau-ferro, sapucaia, cedro, figueira e araribá, entre outras, e árvores frutíferas.

Fauna[editar | editar código-fonte]

A presença de árvores frutíferas no parque propicia alimentação e abrigo para a avifauna local, onde se destacam: periquito-verde, bem-te-vi, sabiá, sanhaço, tico-tico, pardal, coruja-orelhuda, cambacica, rolinha, anu-branco e a corruíra. Há ainda a presença de exemplares de gambás e Sagüi-de-tufos-brancos, introduzidos na área.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque da Independência


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. Escoteiros do Brasil - www.escoteiros.org.br