Universidade Cidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNICID
Universidade Cidade de São Paulo
Logo unicid 2012.jpg
Lema Referência na Saúde. Formação para a vida.
Fundação 1972 (41–42 anos)
Tipo de instituição Universidade privada
Mantenedora Actis / Grupo Cruzeiro do Sul Educacional
Total de estudantes 15.000
Reitor(a) Rubens Lopes da Cruz
Sede São Paulo
Campi Tatuapé
Estado São Paulo
Cores Verde, azul e branco
Página oficial www.unicid.br
Unicid.JPG
Prédio do Blobo Alfa e vista do bairro do Tatuapé
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, é uma universidade privada com sede na cidade de São Paulo. Seu campus está localizado no bairro do Tatuapé, ao lado do Metrô Carrão, e é dividido em 12 blocos, totalizando 58 mil metros quadrados[1] .

Histórico[editar | editar código-fonte]

Iniciou suas atividades em 1972, como "Faculdades da Zona Leste de São Paulo" (FZL), após ser fundada por um grupo de educadores liderado pelo professor Remo Rinaldi. A FZL foi a primeira instituição de ensino superior instalada no bairro do Tatuapé, e desde então pionerismo foi uma de suas principais marcas. Foi a primeira faculdade a oferecer o curso de fisioterapia (1984) e tê-lo reconhecido como um dos melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, da Editora Abril.

Em 1992 foi reconhecida como universidade e passou a se chamar "Universidade Cidade de São Paulo". Em 1995 foi uma das pioneiras no curso de Telecomunicações, servindo de referência para outras instituições, sob orientação do Ministério da Educação.

Os cursos da área da saúde da Unicid (Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Biomedicina) são consagrados com nota máxima no MEC, tem notoriedade reconhecida e é buscado por alunos de todo país [2] .

Outros pontos de destaque são a oferta de cursos à distância e serviços a comunidade[3] .

Em 2012[4] o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, através de um aporte financeiro de um grupo estrangeiro chamado Actis, adquiriu o controle da Unicid por R$180 milhões[5] . O grupo é proprietário da Universidade Cruzeiro do Sul, entre outras instituições, e iniciou o processo de fusão das atividades das mesmas.

Dados[editar | editar código-fonte]

Hoje a Unicid oferece cerca de 60 cursos de graduação, graduação tecnológica, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, presenciais e a distância, além de cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior[6] .

A instituição foi uma das pioneiras na implantação do EAD no Brasil, e hoje possui mais de 40 polos de atendimento presencial espalhados pelo país[7] .

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]