Horto Florestal de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

23° 27′ S 046° 38′ W

Horto Florestal de São Paulo
Palácio do Horto Florestal, no Horto Florestal de São Paulo, a casa de veraneio do governador do estado.
Localização Tremembé e Mandaqui, São Paulo, Brasil
Tipo Público
Tamanho 174 hectares
Inauguração 1896

O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, é um parque localizado na zona norte da cidade de São Paulo, a cerca de onze quilômetros do centro do município.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado pelo Decreto 335 de 10 de fevereiro de 1896 por iniciativa do botânico sueco da Comissão Geográfica e Geológica do Estado, Albert Löfgren. Por este motivo o Parque Estadual da Cidade passou posteriormente a ter seu nome.

Características[editar | editar código-fonte]

Ocupa uma área de 174 hectares no pé da Serra da Cantareira e fica ao lado do Parque Estadual da Cantareira, no distrito do Mandaqui. Seu acesso pode ser feito a partir do distrito vizinho do Tremembé (ao fim da Rua do Horto). Seu perímetro é de 47.875 metros.

Abriga o Instituto Florestal, órgão estadual que coordena as Unidades de Conservação do estado de São Paulo. Lá se encontra a casa de verão do governador do estado, residência pública que abriga o governador vigente. Pode-se visitar também o Museu Florestal Otávio Vecchi, que possui o maior acervo de madeiras da América Latina. Ao lado do museu fica o marco do Trópico de Capricórnio que corta o parque.

Seus ecossistemas são o horto botânico e o arboreto. Possui dois lagos com ilhas formadas por raízes de árvores, um campo de futebol que já abrigou o Esporte Clube Silvicultura, possui playground, área para pic-nic, trilhas, fontes de água mineral, pista de jogging; além disso são encontrados muitos animais, como tartatugas, garças, macacos-prego, capivaras, patos, gansos, pássaros silvestres entre outros.

Está correndo sério risco de degradação ambiental, juntamente com o Parque da Serra da Cantareira, com a construção da famosa e controvertida obra viária, conhecida por Trecho Norte do Rodoanel. Especula-se que a obra pode comprometer o Sistema Cantareira, afetando o abastecimento de água da cidade de São Paulo.[carece de fontes?]

Ademais, trata-se de região de preservação ambiental internacionalmente reconhecida pela UNESCO, conhecida como Cinturão Verde de São Paulo[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] *

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Horto florestal de são paulo.jpg Horto de são paulo.JPG Horto2.jpg Palácio do horto2.jpg
Lagos do Parque Palácio do Horto
Horto-trópico de capricórnio.jpg Museu do horto florestal de São Paulo.jpg Horto florestal.jpg Horto3.jpg
Marco do Trópico de Capricórnio Parte interna do Museu Florestal Otávio Vecchi Área para piquenique no parque Passagem entre lagos

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um parque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.