Parque Estadual Carlos Botelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parque Estadual Carlos Botelho
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização São Paulo, Brasil.
Localidade mais próxima São Miguel Arcanjo
Dados
Área 37.644 hectares
Criação 10 de setembro de 1982 (32 anos)
Visitantes 1.800
Gestão Instituto Florestal
Coordenadas 24° 7' 53" S 47° 56' 57" O
Parque Estadual Carlos Botelho está localizado em: Brasil
Parque Estadual Carlos Botelho

O Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) situa-se na Serra de Paranapiacaba, região sudeste do estado de São Paulo, ocupando uma área de 37.644,36 ha, com um relevo acidentado, indo de 50 a 975 m de altitude. Abrange partes dos municípios de Capão Bonito , São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí.

O PECB forma, juntamente com os Parques Estaduais Jacupiranga, Intervales, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, e Estação Ecológica de Xitué, um grande complexo ecológico da Mata Atlântica, abrigando inúmeras espécies em extinção da fauna e flora, tais como o palmito Jussara, o muriqui-do-sul, o bugio-ruivo, a onça pintada. Estima-se que o Parque abrigue mais de 220 espécies, além das que correm o risco de extinção.

Em seu entorno encontra-se ainda o Parque do Zizo, área de proteção ambiental que desenvolve projetos de Pesquisa Científica e Educação Ambiental, incluindo um programa de visitas monitoradas pelas trilhas que estão sendo implantadas nos locais de acesso ao público.

Sua vegetação é, na maior parte, de mata atlântica original, composta de grandes árvores, como araçá, cabreúva, jatobá, jacarandá, etc.

Aves: beija-flor, tucano, gavião, sabiá, entre outras.
Mamíferos: cachorro-vinagre, anta, cateto, lontra, queixada, etc.

O Parque é aberto à visitação pública (possui inúmeras trilhas e cachoeiras) e à pesquisa científica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.