Parque Estadual da Cantareira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Estadual da Cantareira
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vista da cidade de São Paulo no núcleo Pedra Grande.
Localização  São Paulo, Brasil
Localidade mais próxima Zona Norte do Município de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos.[1]
Dados
Área 7 916,52 ha
Criação 29 de agosto de 1962
Gestão Instituto Florestal
Coordenadas 23° 24' 5" S 46° 35' 24" O
Parque Estadual da Cantareira está localizado em: Brasil
Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual Turístico da Cantareira criado pelo Decreto Estadual nº 41.626 de 1963, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, tendo sido, como tal, tombado pela UNESCO em 1994.[2] Está localizado na Zona Norte de São Paulo, incluindo áreas dos municípios de São Paulo, Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

História[editar | editar código-fonte]

É um fragmento da Mata Atlântica com várias espécies de fauna e flora. A Serra da Cantareira foi batizada pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII. A grande quantidade de nascentes e córregos ali encontrados forneciam água, que era armazenada em cântaros (jarros para armazenar água) e, depois de cheios, eram colocados em prateleiras, as chamadas cantareiras. O Parque compreende parte da Serra, mas não toda ela. Oferece três trilhas: a da Figueira com 700 metros, a Pedra Grande com 7 km e a da Bica com 1 500 metros.

Atualmente com 7 916,52 ha (pouco mais de 79 kilômetros quadrados) de Mata Atlântica distribuídos por quatro municípios da Grande São Paulo, a área do Parque foi tombada no final do século XIX, para garantir o abastecimento de água para a cidade de São Paulo.

Desde a década de 1990 o Parque se encontra ameaçado pela especulação imobiliária, devido ao loteamento clandestino das áreas particulares contíguas, que facilita a formação de favelas no em torno e mesmo dentro da área do parque.

O parque é dividido pelos distritos de Tremembé e Mandaqui, embora aparentemente não exista nenhum documento que afirme com precisão a que distrito, de fato, pertença o parque. O mesmo ocorre com o seu vizinho, o Horto Florestal de São Paulo.

Tem quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu:

Núcleo Pedra Grande

O primeiro aberto ao público em 1989, com três trilhas:

  • Trilha das Figueiras: com 1 200 m de percurso variando de suave a íngreme;
  • Trilha da Bica: com 1 500 m de percurso suave;
  • Trilha da Pedra Grande: com 9 500 m de percurso íngreme.
Núcleo Engordador

O nome nasceu da fazenda que existia ali no final do século XVII, onde era realizada a "engorda" do gado. Possui três trilhas:

  • Trilha da Cachoeira: com 6 500 m;
  • Trilha do Macuco: com 700 m de percurso leve;
  • Trilha de Mountain Bike: com 1 400 m de percurso variando de leve a íngreme.
  • Trilha do Sagui [3]
  • Trilha do Macuco[4]
  • Do estacionamento do Núcleo Engordador até o final da Trilha da Cachoeira[5]
Núcleo Águas Claras

O Núcleo Águas Claras, localizado na zona norte de São Paulo, é mais voltado mais para a educação ambiental. Nele, podem-se percorrer quatro trilhas:

  • Trilha das Águas Claras: com quase 700 m.
  • Trilha da Samambaia-açú: com caminhada de 1 250 m por uma alameda de samambaias de até 2,5 m de altura;
  • Trilha das Araucárias: com 1 250 m toda ladeada de Araucárias;
  • Trilha da Suçuarana: com 1 200 m.
  • Trilha do Pinheirinho: uma trilha bem longa , bastante praticada por veiculos Off-Road.

Biodiversidade[editar | editar código-fonte]

Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana) , Parque Estadual da Cantareira.

[6] [7] [8]

Maior Floresta Urbana do Mundo[editar | editar código-fonte]

É popularmente difundida a ideia de que a Serra da Cantareira, com seus 64 800 ha, na qual está inserido o Parque Estadual da Serra da Cantareira é teoricamente a maior floresta urbana do mundo [9] [10] [11]

Referências

  1. Parques Estaduais Agência Ambiental Pick-upau. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  2. Livro sobre Parque da Cantareira ajuda a compreender o conflito entre conservação e desenvolvimento em São Paulo Rede Nossa São Paulo (18 de abril de 2008). Página visitada em 4 de maio de 2014.
  3. Rodrigo de Marque (16 de novembro de 2008). Hiking Trilha do Sagui (Nucleo Cabuçu). Página visitada em 4 de maio de 2014.
  4. Rodrigo de Marque (16 de novembro de 2008). Hiking Trilha do Macuco. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  5. Rodrigo de Marque (16 de novembro de 2008). Hiking Trilha do Núcleo Engordador. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  6. Patrícia Beloto Bertola, Caroline Cotrim Aires, Sandra Elisa Favorito, Gustavo Graciolli, Marcos Amaku, Ricardo Pinto-da-Rocha (fevereiro de 2005). Bat flies (Diptera: Streblidae, Nycteribiidae) parasitic on bats (Mammalia: Chiroptera) at Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, Brazil: parasitism rates and host-parasite associations Mem Inst Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Vol. 100(1): 25-32,. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  7. Ricardo Pinto da Rocha, Antonio D. Brescovit, Carlos Leandro Firmo, Cristina A. Rheims. Biodiversidade de aracnídeos no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo - Brasil (Arthropoda, Arachnida). Instituto Butantan. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  8. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa, Andre Soliva Ribeiro (10 de dezembro de 2004). Mirmecofauna (Hymenoptera, Formicidae) de serapilheira de uma área de Floresta Atlântica no Parque Estadual da Cantareira – São Paulo, Brasil Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Página visitada em 4 de maio de 2014.
  9. Maior floresta nativa urbana do mundo está a 10 km da Praça da Sé Infoglobo Comunicação (14 de novembro de 2007). Página visitada em 4 de maio de 2014.
  10. Desmatamento continua na Serra da Cantareira, em São Paulo
  11. Mata Atlântica - A maior floresta do Mundo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.