Bosque Maia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recanto Municipal da Árvore (Bosque Maia)
Localização Brasil Av. Paulo Faccini, s/n, Parque Renato Maia, Guarulhos - SP
Tipo Parque Público
Tamanho 170.000 m²
Inauguração 1972
Administrado por Prefeitura Municipal de Guarulhos
Nº de visitas anuais Todos os dias, das 6h às 22h

O Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido por Bosque Maia, é o maior parque urbano do município de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade. O parque foi fundado em 1972, no espaço de uma granja pertencente a família do médico paulistano Renato de Andrade Maia.[1] .

Está situado na Av. Paulo Faccini com a Av. Papa João XXIII e com as Ruas Antônio Vita e Máximo Gonçalves, s/n, Parque Renato Maia, Guarulhos - SP, sudeste do Brasil, aberto diariamente das 6h às 22h.

É tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos de acordo com o Decreto Municipal 21.143 de 26 de dezembro de 2000.

Atualmente oferece uma pista de 3 quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quatro quadras poliesportivas, quadra de capoeira (denominada de Durvalino Felipe dos Santos), pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e praça de eventos que sedia eventos esportivos e de lazer.

O espaço possuido pelo bicho, ainda, um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, com choro e seresta, o Espaço Cultural Vereador Gilmar Lopes e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que é a responsável pela manutenção do Bosque Maia.

Legislação[editar | editar código-fonte]

Instituído o Projeto Verde com o objetivo de reforma completo do Bosque Maia por meio da Lei Municipal 3.552 de 04 de dezembro de 1989.

Autorizada a construção de uma pista para a prática de cooper, ao lado da pista de bicicross, no Bosque Maia por meio da Lei Municipal 4.986 de 04 de julho de 1997.

Tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos de acordo com o Decreto Municipal 21.143 de 26 de dezembro de 2000.

Instituído o Programa Municipal de Identificação de Árvores por meio da Lei Municipal 6.525 de 22 de junho de 2009.

Instituído o Regimento Interno do Bosque Maia de acordo com a Portaria 06/2003 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarulhos.

Referências

  1. Bosque Maia - Guarulhos www.guaru.net. Página visitada em 21-04-2010.