Associação Desportiva Guarulhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarulhos
Nome Associação Desportiva Guarulhos
Alcunhas Time da Cidade
GRU
Índio da Metropolitana
O Mais Querido
Mascote Índio
Principal rival Flamengo-SP
Fundação 1 de fevereiro de 1964 (60 anos)
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Capacidade 6 000 lugares
Localização Guarulhos, São Paulo, Brasil
Presidente Ricardo Agea
Treinador(a) Edu Miranda
Patrocinador(a) Made Nova Madeiras e Ferragens
Material (d)esportivo Muraca
Competição Licenciado
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Desportiva Guarulhos é um clube brasileiro de futebol da cidade de Guarulhos, região metropolitana do estado de São Paulo. Foi fundado em 1º de fevereiro de 1964 e suas cores são azul e branco.

História[editar | editar código-fonte]

Membros e Torcedores da Vila das Palmeiras comemorando na sua sede a chegada da "Ata da Fundação" do clube no dia 1° de Dezembro de 1972

O clube foi fundado em 1º de fevereiro de 1964 com o nome de Associação Desportiva Vila das Palmeiras, em homenagem ao bairro onde foi fundado, e com as cores verde e branca.[1] Antes de se profissionalizar, o time da Vila das Palmeiras participou de diversas competições amadoras na cidade, sendo um dos fundadores da Olimpíada Colegial Guarulhense e da Liga de Futebol de Salão de Guarulhos. Outros torneios da cidade como os Jogos da Primavera, organizados pela Prefeitura Municipal, também tiveram a participação da equipe, que foi campeã destes torneios em três oportunidades.[1] Segundo alguns relatos históricos, o clube deu suas primeiras aparições nos campos de várzea da cidade no ano de 1957. Porém de 1964 a 1971, a equipe disputou diversos torneios de várzeas no município conquistando assim o respeito do futebol local. No ano de 1972, mais precisamente no dia 1° de dezembro, o clube enfim é registrado e tem sua ata de fundação, podendo assim disputar a Liga Municipal de Guarulhos, e passando a disputar o amadorismo de 1973 a 1980.

Em 1981, o clube se profissionalizou e começou a disputar as competições da Federação Paulista de Futebol.[1] Sem apoio da cidade, e praticamente representando apenas um bairro, a equipe se solidifica e torna-se a mais consistente de Guarulhos a disputar o profissionalismo. No mesmo ano herdou a vaga da Associação Atlética Macêdo na FPF, ganhando o direito de disputar a Terceira Divisão (atual Série A3), obtendo em 25 jogos: 9 vitórias, 3 empates e 13 derrotas, terminando a competição no Grupo Vermelho com 21 pontos ganhos. O autor do primeiro gol do Time da Cidade em competições profissionais foi Abenaldo, na derrota por 2 a 1 diante do União Mogi, em jogo realizado no dia 14 de março de 1981 no Estádio Municipal Cícero Miranda. A primeira vitória em competições profissionais ocorreu no dia 28 de março de 1981 no Cícero Miranda diante do Jacareí Atlético Clube.

Equipe do Vila das Palmeiras antes da vitória de 1 a 0 sobre o Santos, em amistoso no Estádio Antônio Soares de Oliveira em 1991

Em 1993, o clube mudou o nome para Associação Desportiva Guarulhos, mudança essa realizada pela diretoria do clube com o objetivo de criar uma maior identificação com o município no qual a agremiação está situada, porém ainda mantendo as cores verde e branca. No ano seguinte passou a ostentar em sua camisa e escudo as cores da cidade: azul, vermelho e branco.[1] A partir deste momento, as atenções da cidade se voltam para a equipe e ela passa a receber apoio oficial. Neste mesmo ano, realizou a melhor campanha em uma competição oficial ao chegar ao vice-campeonato da Série B1 (atual Segunda Divisão, quarta divisão paulista). Desde então, disputou as divisões de acesso do Campeonato Paulista todos os anos.

Tudo isso só foi possível com o crescimento e o fortalecimento da até então Associação Desportiva Vila das Palmeiras, que atravessou ininterruptamente as décadas de 1980 e 1990, representando condignamente o nome da grande cidade guarulhense. Em 2003, o clube foi rebaixado para a Série B2,[2] a quinta divisão do futebol paulista. Em 2004, a equipe faz uma modesta campanha, sendo eliminada ainda na primeira fase da competição. Porém, com a extinção da Série B2 em 2005, o clube passou automaticamente a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, o equivalente à quarta divisão.[1]

Gol épico de Adão no último lance do clássico Flamengo-SP 1x1 Guarulhos, em jogo válido pela Segunda Divisão de 2018.

O clube tem como alcunhas Time da Cidade, por carregar o nome e as cores do município no estatuto, uniformes e bandeiras, além de ser conhecido também como AD (siglas que significam Associação Desportiva), O Mais Querido, por ser o preferido da cidade pela identidade que carrega com seus moradores, e Guarulhão da Massa, que surgiu graças ao retorno do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, onde a equipe caiu no mesmo grupo que o rival Flamengo-SP e dividiu o mesmo estádio, o Antônio Soares de Oliveira, conhecido também como Tranquilão nos dias de jogos do Guarulhos. O setor visitante, que fora destinados aos torcedores do clube foram todos ocupados nos seus três jogos, com destaque para o clássico em que derrotou o rival por 2 a 1 de virada. Além do setor visitante que toda torcida guarulhense ocupou, a área da torcida mista (arquibancada central) foi ocupada por 80% de torcedores que declararam apoio ao Guarulhos. Após o término dessa partida, um grupo de visitantes impressionados com a torcida guarulhense e o clube apelidou o time de Guarulhão da Massa.

O Guarulhos em 2023 foi rebaixado para a quinta divisão após tomar duas goleadas de 7 a 0 contra o Ska Brasil na terceira e na quarta rodada, licenciando-se no ano seguinte.[3][4]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo da Associação Desportiva Guarulhos

Mascote[editar | editar código-fonte]

Mascote oficial do Guarulhos, o "Índio da Metropolitana".

Em alusão aos primeiros povos da cidade de Guarulhos, o mascote oficial do clube é o índio, também conhecido como "Índio da Metropolitana".

Torcida[editar | editar código-fonte]

O Guarulhos conta com milhares de torcedores e simpatizantes fiéis ao clube em toda cidade, tendo duas torcidas organizadas: a Torcida Inferno Azul Guarulhos que anda afastada nos jogos do clube, a Força Jovem Antifascista AD Guarulhos que paralisaram suas atividades em Janeiro/2019 e fundaram a torcida Chopp "Velha Guarda Maromomi" no mesmo período.

Torcida Inferno Azul Guarulhos (Afastada)[editar | editar código-fonte]

Criada no inicio de 2018 no Vale dos Machado, a Torcida Inferno Azul é a mais próxima da administração do presidente Ricardo Agea. Sempre presente no Estádio Tranquilão, possui o estilo das grandes organizadas dos grandes clubes brasileiros, tendo a capacidade de mobilizar torcedores do clube em suas caravanas. Na Segunda Fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, em jogo contra o Grêmio realizado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira (o Nogueirão), a organizada foi a grande responsável pela invasão histórica da torcida guarulhense em caravana de Guarulhos a Mogi das Cruzes.

Força Jovem Antifascista AD Guarulhos (Extinta)[editar | editar código-fonte]

Fundada por um grupo de amigos professores e estudantes no dia 7 de julho de 2007, a Força Jovem Antifascista AD Guarulhos é a mais antiga organizada do clube, conhecida também como FJAD. Há mais de uma década é responsável por manter viva a chama da torcida e de sua renovação, sendo responsáveis por criar a conta oficial do clube no Facebook e no Instagram no inicio da década de 2010. Uma torcida cujo lema é Paz entre as Torcidas e Guerra contra o Sistema, é pacífica e engajada nos assuntos políticos e sociais da cidade, do estado e do país. No dia 6 de Janeiro de 2020, em sua página oficial do Facebook, a torcida anunciou o fim das suas atividades como "organizada". Dias depois membros da mesma fundaram a torcida Chopp "Velha Guarda Maromomi".

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Derby Guarulhense[editar | editar código-fonte]

Possui como maior rival o outro clube da cidade: o Flamengo-SP.

Outras rivalidades[editar | editar código-fonte]

Além do rival municípal, o Guarulhos também rivaliza com equipes da Região da Grande São Paulo, como União Mogi, Atletico Mogi e Joseense.

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

DESTAQUES
Competição Resultados
São Paulo Campeonato Paulista – Segunda Divisão Vice-campeão (1994)

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Aumento Promovido à divisão superior
Baixa Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista - Série A3 10 Sem dados 1981-1987* e 1991-1993* ?
Campeonato Paulista - Série A4 32 Vice-campeão (1994) 1988-1990, 1994-2003 Baixa e 2005-2023 Baixa Inativo ? 2
Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 24º colocado (2004) 2004
  • A equipe disputou a competição durante esse período sob o nome de Associação Desportiva Vila das Palmeiras

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas da Associação Desportiva Guarulhos
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2012 D Não classificado SD 25º
2013 D Não classificado SD 36º
2014 D Não classificado SD 26º
2015 D Não classificado SD 21º
2016 D Não classificado SD 13º
2017 D Não classificado SD 19º
2018 D Não classificado SD 10º
2019 D Não classificado SD 10º
2020 D Não classificado SD 25°
2021 D Não classificado SD 23º
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Títulos da base[editar | editar código-fonte]

MUNICIPAIS / REGIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Taça Condemat - (Sub-19) 1 2018
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 1 1 Municipal / Regional

Referências