Avenida Doutor Ricardo Jafet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Subprefeitura: Ipiranga, Vila Mariana e Jabaquara
Bairro: Ipiranga, Vila Mariana, Cursino*, Saúde e Jabaquara*. **
* Como Av. Professor Abraão de Moraes.
Início*: Praça do Monumento, Ipiranga, São Paulo-SP
Término*: Rodovia dos Imigrantes, Jabaquara, São Paulo-SP
(*):O início e o término do logradouro geralmente é indicativo, apontando as vias principais.
Avenida Doutor Ricardo Jafet.jpg
Avenida Doutor Ricardo Jafet a partir da estação Santos-Imigrantes.

As avenidas Doutor Ricardo Jafet e Professor Abrahão de Moraes constituem uma importante via de São Paulo, principalmente para os moradores do Cambuci, Mooca, Aclimação, Ipiranga, Saúde, Sacomã, Vila Prudente e Jabaquara entre outros distritos da região. Ela é o caminho da Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral.

Inicia-se no bairro do Ipiranga, na Praça do Monumento. Quando se vai no sentido litoral, e se olha para o lado direito da avenida, é denominada região da Vila Mariana. A região oposta é o Ipiranga.

No meio da avenida, depois do cruzamento com a rua Vergueiro, há a Estação Santos-Imigrantes do Metrô de São Paulo, o que torna outro motivo para o movimento na avenida.

Depois, nas proximidades da Saúde a avenida passa-a se chamar, Avenida Professor Abrahão de Moraes. Esta também é importante assim como sua antecessora, por possuir o comércio, como um Carrefour, e o Shopping Plaza Sul.

A avenida também é um principal acesso para os moradores da região do Cursino/Saúde/Ipiranga para acesso a Avenida dos Bandeirantes, Marginal Tietê, e o Zoológico de São Paulo, dando a importância para a avenida, além de ser um ótimo caminho para o Centro de Exposição Imigrantes, Diadema, o ABC Paulista, entre outros locais extremamente importantes para São Paulo.

O nome da Avenida é uma homenagem a Ricardo Nami Jafet, que foi o diretor da Mineração Geral do Brasil Ltda, e presidente do Banco do Brasil, entre 1951 e 1952, e sócio do Jóquei Clube Brasileiro, e do Clube Atlético Ypiranga (CAY).

Trajeto[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. A grafia correta desse topônimo consta no Dicionário de Ruas da Prefeitura Municipal de São Paulo.[1]

Referências

  1. Município de São Paulo. Dicionário de Ruas Prefeitura Municipal de São Paulo. Visitado em 18 de novembro de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.