Parque nacional Phnom Kulen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional Phnom Kulen
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização Siem Reap
Camboja
Dados
Área 375 km²
Coordenadas 13° 36' S 104° 05' O

Parque nacional Phnom Kulen é um parque nacional no Camboja. Ele está localizado nas montanhas Phnom Kulen, região montanhosa na província de Siem Reap. Durante a era Angkoriana, o parque era conhecido como Mahendraparvata (a montanha da Grã Indra) e era o lugar onde Jayavarman II tinha-se declarado chakravartin (Rei dos Reis), um ato que é considerado o fundamento da Império Khmer.[1]

Sítios arqueológicos[editar | editar código-fonte]

O Parque nacional Phnom Kulen está localizado no Distrito Svay Leu, cerca de 48 quilômetros da cidade de Siem Reap e cerca de 25 quilômetros de Prasat Banteay Srey. No parque há vários lugares interessantes, como:[2]

Chup Preah

Chup Preah é uma planície que possui fluxos de água fria e está localizada no vale da montanha. Próximo a ela, há uma grande árvore rara de Cham Pa com 0,7 metros de diâmetro e 15 metros de altura. No Chup Preah, há uma estátua budista grande e muitas outras pequenas estátuas feitas durante o século 16.

Linga 1000

Linga 1000 está localizado na montanha, ao longo do rio Kbal Spean, que é afluente do rio Siem Reap e tem um monte de figuras de Yoni e Linga espalhando no fundo do rio.

Terraço de Sdach Kamlung

Terraço de Sdach Kamlung é um terraço simples com um pequeno templo em ruínas feitas de tijolo maciço. O terraço foi coberto por lava por centenas de anos.

Preah Ang Thom

Preah Ang Thom é uma estátua de oito metros de altura de Buda, reclinado alcançando o nirvana. A estátua foi esculpida em uma pedra enorme em arenito. Preah Ang Thom é o deus sagrado e adorado da montanha Phnom Kulen . Há também duas grandes árvores de Cham Pa.

Referências