Partido Whig (Estados Unidos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Henry Clay, fundador do partido

O Partido Whig (Whig Party, em inglês) foi um partido político norte-americano fundado pelo político e advogado Henry Clay, durante a era da "democracia Jacksoniana". Fundado entre 1833 e 1834, o partido formou-se em oposição às políticas do presidente Andrew Jackson e ao Partido Democrata. O partido dispersou-se em 1856, porém algumas facções ficaram atuantes até 1860.

A ideologia política do partido baseava-se no protecionismo e na modernização. O partido recebeu essa denominação em analogia aos Whigs britânicos, que se opuseram ao poder real durante a Restauração inglesa.

Presidentes dos Estados Unidos pelo Partido Whig[editar | editar código-fonte]

Os presidentes dos Estados Unidos eleitos pelo partido Whig e respectivas datas no cargo foram os seguintes:

  1. William Henry Harrison (1841)
  2. John Tyler (1841-1845) [1]
  3. Zachary Taylor (1849-1850)
  4. Millard Fillmore (1850-1853)

Referências

  1. Ainda que Tyler tenha sido eleito vice-presidente pelo Whig, sua política sempre esteve oposta ao programa do partido, e foi expulso do partido em 1841, poucos meses depois de tomar posse em seu cargo.
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.